Frente fria, ciclone e tempestades: veja áreas do Brasil sob risco

Uma frente fria deve passar nesta sexta-feira (24/1) pelo leste do Rio Grande do Sul. Além disso, o ar quente, úmido e instável e perturbações no vento nas camadas superiores na atmosfera devem causar fortes temporais em Santa Catarina e Paraná. Na região, também há previsão de um ciclone extratropical.

Instabilidade

Frente fria e temporais no Sul: uma frente fria e ar quente e úmido provocam tempestades no Sul, com alerta amarelo de chuvas intensas.
Regiões mais afetadas: temporais fortes previstos para áreas próximas ao Uruguai, oeste de SC e centro-sul do PR. Porto Alegre pode ter instabilidades e ventos de 50 km/h.
Formação de ciclone: madrugada de sábado (25/1) marca a formação de um ciclone extratropical, deslocando as chuvas para o norte do RS, SC e PR.
Previsão para domingo: tempo firme no RS, enquanto SC e PR ainda enfrentam chuvas, com riscos de tempestades isoladas no PR.

Até as 10 horas da manhã desta sexta-feira (24/1), está vigente um alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de tempestade para o Centro-Oeste e grande parte do Sudeste e Sul. São esperadas chuvas de 20 a 50 mm e ventos que ficarão entre 40 a 60 km.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as instabilidades devem seguir no Sul até o próximo sábado (25/1).

Tempestade no Sul

Previsões do Meteored trazem que cidades do Sul próximas à divisa com o Uruguai devem ficar atentas aos grandes volumes de chuva nesta sexta-feira (24/1). Durante a tarde, o oeste de Santa Catarina e centro-sul do Paraná têm possibilidade de serem afetados com chuvas de forte intensidade. Porto Alegre também pode enfrentar instabilidade.

Na madrugada do sábado (25/1), um novo ciclone extratropical se forma no Sul, fazendo as chuvas se deslocarem para áreas do norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A meteorologia aponta que Porto Alegre pode enfrentar chuvas intensas acompanhadas de raios de rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h.

No domingo, o tempo será firme em boa parte do Rio Grande do Sul. O motivo é um sistema de alta pressão vai se deslocar para a região após a passagem da frente fria, o que inibe a formação de nebulosidade.

Em Santa Catarina, os potenciais para chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios são maiores em áreas Blumenau e sobre a região central do estado. No Paraná, a tarde de domingo (26/1) tem a expectativa de chuva para praticamente todo o estado, as pancadas de chuva mais fortes vão ocorrer de formas isoladas na porção central e noroeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.