Primeiro voo de deportados da era Trump com destino ao Brasil chega a Belo Horizonte nesta sexta

“Os voos de deportação começaram”, publicou no X a nova Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt. Foto: X/Reprodução

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, receberá nesta sexta-feira (24) o primeiro voo com deportados dos Estados Unidos desde a posse do presidente republicano Donald Trump. O voo trará 158 pessoas, conforme informações da Polícia Federal. A previsão de chegada é no período da noite.

Este é o segundo voo com deportados a chegar a Confins neste ano. O primeiro ocorreu em 10 de janeiro, durante a administração do ex-presidente democrata Joe Biden, e trouxe 100 pessoas. A Polícia Federal não revelou a nacionalidade dos deportados, mas, segundo informações apuradas pelo G1 com o Itamaraty, 88 são brasileiros.

Em declarações feitas entre a noite de quinta-feira (23) e a manhã de sexta-feira (24), Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, anunciou que desde a posse de Trump, 538 imigrantes ilegais, de diversas origens, foram presos, incluindo um suspeito de terrorismo, quatro membros da gangue Tren de Aragua e indivíduos condenados por crimes sexuais contra menores. Leavitt também mencionou que centenas de imigrantes ilegais já foram deportados em aeronaves militares, dando início ao que descreveu como “a maior operação de deportação em massa da história dos Estados Unidos”.

Embora as autoridades não tenham confirmado se o voo com destino a Confins faz parte dessas operações, o anúncio reafirma a política anti-imigração adotada pela nova gestão de Trump. Este é o primeiro voo de deportados com destino ao Brasil desde a posse do presidente republicano, mas existe a possibilidade de que alguns dos deportados tenham sido detidos ainda durante a gestão de Joe Biden, que terminou na última segunda-feira (20).

Ao assumir o cargo para seu novo mandato em 20 de janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma série de medidas para restringir a imigração, tanto de brasileiros quanto de outras nacionalidades. Entre as ações destacadas estão: o restabelecimento da política “Permaneça no México”, a retomada da construção do muro na fronteira com o México, a implementação de pena de morte para imigrantes ilegais que cometam assassinatos, o fim do asilo para quem cruzar a fronteira ilegalmente, e uma grande operação de deportação.

Além disso, Trump autorizou o envio das Forças Armadas, incluindo a Guarda Nacional, para a fronteira e classificou cartéis de drogas como “organizações terroristas estrangeiras”. Também declarou “emergência” na fronteira, permitindo o envio de militares. No primeiro dia de seu mandato, o presidente revogou cerca de 80 decretos do governo de Joe Biden, incluindo aqueles que permitiam a reunificação de famílias de imigrantes separadas na fronteira.

O post Primeiro voo de deportados da era Trump com destino ao Brasil chega a Belo Horizonte nesta sexta apareceu primeiro em Abre Olho Noticias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.