Defesa Civil alerta para chuva intensa em Campinas

Acumulados de chuva na região de Campinas podem chegar a 150 milímetros.Carlos Bassan

A Defesa Civil do Estado informa que, entre domingo, 26 de janeiro e terça-feira, 28 de janeiro, a passagem de uma frente fria criará condições para pancadas de chuva, acompanhadas de raios e rajadas de vento em todo o Estado de São Paulo. Os acumulados de chuva nas regiões de Campinas e Sorocaba podem chegar a 150 milímetros.

O Boletim Meteorológico Especial foi emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências, nesta sexta-feira, 24 de janeiro. Outras regiões do Estado também têm previsão de acumulados pluviométricos altos como Capital e Região Metropolitana (120 mm); Baixada Santista (100 mm); Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (150 mm); Vale do Ribeira e Região de Itapeva (100 mm); Regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto (100 mm); Regiões de Bauru e Araraquara (100 mm).

A Defesa Civil de Campinas chama a atenção dos moradores da cidade para evitarem passar por áreas alagadas e se abrigarem durante temporais. Há painéis digitais que avisam sobre as áreas de risco para alagamento quando está chovendo e é importante que a população respeite o alerta e evite esses locais. Outra orientação importante é evitar ao máximo ter contato com água de enchente. Essa água pode estar contaminada e transmitir doenças infecciosas. Além disso, ao passar em uma área alagada nunca se sabe o que pode haver por baixo, e você pode acabar sofrendo um acidente.

Serviço

Caso sua casa seja afetada pela chuva ou inundação, é possível solicitar uma vistoria da Defesa Civil pelo telefone 199. O telefone também pode ser contatado se você e sua família ficarem desabrigados ou não conseguirem acesso à água sanitária. Se tiver uma emergência, ligue para o 193 do Corpo de Bombeiros.

Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;

Ligue 118 para emergências de transito

Ligue 193 para situação de emergência

Adicionar aos favoritos o Link permanente.