Quem são as quatro reféns soltas pelo Hamas em acordo de cessar-fogo

O Hamas libertou, na manhã deste sábado (25/1), quatro soldados israelenses, Karina Ariev, Daniela Gilboa, Naama Levy e Liri Albag, como parte do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Elas foram mantidas em cativeiro por 15 meses e saíram em carros da Cruz Vermelha.

As militares foram capturadas na base militar de Nahal Oz, em Israel, que foi invadida pelo grupo terrorista Hamas no dia 7 de outubro de 2023.

  • O Hamas libertou, na manhã deste sábado (25/1), quatro mulheres israelenses que foram mantidas em cativeiro por 15 meses.
  • Elas saíram em carros da Cruz Vermelha. A ação faz parte de um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.
  • As quatro mulheres são soldados e foram sequestradas pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.

Uma das reféns que estava na lista de demandas de Israel, a civil Arbel Yehud, não foi libertada pelo grupo. O Hamas confirmou que deve soltá-la no no próximo sábado (1/2). Israel exigiu provas de que Arbel está viva.

Veja o vídeo das reféns sendo libertadas:

O acordo entre Israel e o Hamas foi negociado por três países mediadores – Catar, Egito e Estados Unidos –, com um cessar-fogo em três etapas. A primeira delas, com duração de seis semanas, determina a troca de 33 reféns israelenses por um total de 737 detentos palestinos.

Segundo as Forças de Defesa de Israel, as quatro reféns libertadas, Daniella Gilboa, Liri Albag, Naama Levy e Karina Ariev, junto com seus pais, embarcaram agora há pouco em um helicóptero da Força Aérea Israelense para seguir até o hospital, onde serão reunidas com o restante de suas famílias e receberão tratamento médico.

Quem são as reféns

Naama Levy, 20

Naama Levy tem 20 anos e foi capturada pelo Hamas quando tinha apenas 19.

Em um vídeo que circulou, à época da prisão, nas redes sociais, pode-se ver o momento em que ela é colocada em um jipe em Gaza, machucada, com a calça manchada de sangue e as mãos amarradas atrás das costa.

As imagens mostram ela sendo empurrada para dentro do veículo por um atirador. Ouviam-se gritos de “Deus é o maior!” em árabe, durante sua captura.

Naama, durante a prisão, implorou: “Tenho amigos na Palestina”.

Daniela Gilboa, 20

Daniela Gilboa tem 20 anos e foi capturada pelo Hamas quando tinha apenas 18.

Imagens de Israel mostram a mulher mancando, após ser ferida durante o ataque em 7 de outubro.

A última vez que ela tinha sido vista foi no ano passado em um vídeo divulgado pelo Hamas, onde ela aparecia apelando ao governo para trabalhar por sua libertação e afirmando que se sentia abandonada.

Liri Albag, 19

Liri Albag tem 19 anos e foi capturada quando tinha apenas 18 pelo Hamas.

Segundo a mídia israelense, ela foi feita refém apenas um dia e meio depois de iniciar seu serviço militar.

O Hamas divulgou, no início deste mês, um vídeo em que Liri aparecia lendo uma mensagem, apelando por sua libertação.

Karina Ariev, 20

Kariva Ariev tem 20 anos e foi capturada pelo Hamas quando tinha apenas 18.

Segundo a mídia israelense, ela chegou a falar brevemente com seus pais e a enviar uma mensagem de despedida à família antes de ser presa.

Em uma foto divulgada pelo Hamas dela em cativeiro, Kariva aparecia com a cabeça enfaixada em bandanas sujas manchas de sangue.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.