Avião da FAB com brasileiros deportados parte de Manaus para Confins

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com os primeiros deportados dos Estados Unidos da era Trump, que chegaram na última sexta, saiu do o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), às 16h40 deste sábado (25/1) rumo ao Aeroporto de Confins, na Grande Belo Horizonte (MG). Os brasileiros foram embarcados na aeronave KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT – Esquadrão Corsário).

O que está acontecendo:

  • A aeronave pousaria na noite dessa sexta (24/1) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG).
  • O avião precisou pousar em Manaus para abastecer. Na capital, tripulantes perceberam problemas técnicos e cancelaram o voo seguinte.
  • Por ordem do presidente Lula, os deportados brasileiros ficaram livres das algemas colocadas pelos americanos e vão terminar a viagem em um avião da FAB ao Aeroporto de Confins.
  • Dos 158 passageiros de várias nacionalidades, 88 são brasileiros, segundo relatos de fontes do Itamaraty ao Metrópoles. Quatro estrangeiros já teriam saído do grupo em solo brasileiro.
  • Os deportados deste primeiro voo não foram presos na gestão de Trump. Eles haviam sido retirados das ruas ainda na gestão do ex-presidente Joe Biden.
  • Voos com brasileiros deportados dos Estados Unidos ocorrem desde 2017, durante o governo Temer. Eles chegam ao Brasil uma ou duas vezes por mês, no máximo, sempre às sextas-feiras.

O Governo do Brasil, ao ser comunicado pela Polícia Federal de que os brasileiros deportados vindos dos Estados Unidos na sexta-feira (24/1) viajaram algemados, classificou a ação como um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos”. Eles foram liberados ao chegarem a Manaus e tiveram acesso a comida e banheiros.

Se o segundo voo até Minas Gerais ficasse a cargo dos norte-americanos, os deportados seguiriam algemados nas mãos e nos pés. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ordenou que um avião da FAB fosse usado nessa viagem, fazendo com que os brasileiros fossem libertados.

Os deportados estavam presos nos EUA desde a gestão de Joe Biden, mas foram enviados de volta ao Brasil no primeiro voo deste tipo no governo de Donald Trump, que aperta o cerco à imigração ilegal. Neste ano já houve outro voo que pousou no Brasil com pessoas deportadas dos Estados Unidos. Isso aconteceu no último dia 10, ainda na gestão de Biden. Havia 100 pessoas a bordo. Os voos de deportados dos EUA chegam ao Brasil com alguma regularidade deste o governo de Michel Temer (MDB).

Veja imagens da chegada dos deportados a Manaus:

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.