Quem é Joana Fomm, que fez Perpétua em Tieta e quer voltar à TV

Atualmente no ar na reprise de Tieta, a atriz Joana Fomm, de 85 anos, marcou geração com a personagem Perpétua, irmã da protagonista e que rivaliza com ela e com outros familiares na trama. O último trabalho dela na TV foi em Apocalipse, da Record, em 2017, e desde então a atriz deixa claro o desejo de retornar a TV.

3 imagens

Os atores Samara Felippo, Ney Latorraca e Joana Fomm na novela Casos e Acasos

Joana Fomm como Irmã Graça na série Sob Pressão
1 de 3

Armando Bogus, Joana Fomm como Modesto Pires e Perpétua na novela Tieta

Globo/Divulgação

2 de 3

Os atores Samara Felippo, Ney Latorraca e Joana Fomm na novela Casos e Acasos

TV Globo / Márcio de Souza

3 de 3

Joana Fomm como Irmã Graça na série Sob Pressão

Globo/Raquel Cunha

Quem é Joana Fomm?

  • A atriz Joana Fomm nasceu em Belo Horizonte em 14 de setembro de 1939. Sua estreia na TV foi na novela O Desconhecido (1964), da Record, e também fez trabalhos no teatro e no cinema, como Lúcia, no longa Um Morto no Telefone (1964).
  • Na TV teve passagens pela Rede Tupi, Record e Globo, onde passou boa parte da carreira.
  • Sua passagem pela teledramaturgia brasileira quase sempre foi marcada por personagens vilões como Yolanda Pratini em Dancin’ Days (1978), que cometia maldades contra a irmã Júlia Matos, interpretada por Sônia Braga, e foi um dos primeiros destaques da atriz na TV.
  • Outros papéis marcantes da atriz foram as Lúcia Gouveia em Corpo a Corpo (1984) e Fausta Galhardo, em Bambolê (1987).
  • Em 1989, ela interpretou a personagem de Perpétua, novamente em uma papel de vilã, que armava armadilhas para a irmã, Tieta, interpretada por Betty Faria.
  • Nos anos 2000, atuou em sucessos como O Clone (2002), Metamorphoses (2004), As Cariocas (2010) e teve grande participação em Malhação: Pro Dia Nascer Feliz (2016).
  • Seu último trabalho na TV foi em 2017 na novela Apocalipse. Nas séries, a participação é mais recente ao aparecer em episódios de Sob Pressão (2019) e República do Peru (2019), na TV Brasil.
  • Apesar de estar afastada dos folhetins, Joana expressou o desejo de retornar as telinhas. “Fazem falta os atores de antigamente, afastados por causa da idade. Queria ser vilã de novo. Mas não de remake”, disse em entrevista à coluna Gente, da revista Veja.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.