Trump publica gráfico que indica menos imigrantes ilegais nas ruas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, postou, nessa quinta-feira (30/1), em sua rede Truth Social um gráfico que ilustra queda vertiginosa no número diário de encontros das autoridades com  imigrantes ilegais que não foram  repatriados e nem retornaram ao México no mês de janeiro de 2025.

O republicano não indica a fonte do gráfico que faz uma comparação entre os últimos dias da administração Biden e as duas primeiras semanas de seu governo. O documento indica o número de pessoas que, apesar de terem sido encontradas, não passaram por processo de repatriação ou retorno ao México para regularizar sua situação.

Segundo o gráfico divulgado por Donald Trump, a média de pessoas que, apesar de terem sido encontradas, não foram deportadas nos 19 dias de governo Biden em 2025 seria de 2.087 por dia. Já a média do governo Trump durante os 9 primeiros dias de mandato seria de 126 pessoas por dia.

1 de 1

Gráfico de deportação

Reprodução / Truth Social


Ordens de imigração e fronteira

  • Trump instruiu militares a priorizarem a fronteira dos EUA e a integridade territorial.
  • O presidente norte-americano acabou com a política de “captura e soltura”, pela qual os migrantes são liberados enquanto aguardam audiência sobre seu status de asilo.
  • Acabou com o asilo e fechou a fronteira aos imigrantes que entram ilegalmente.
  • Restabeleceu a política de “permanecer no México” – que exige que aqueles que buscam asilo permaneçam no México antes da data de audiência de imigração.
  • O repubicano vai voltar a construir um muro na fronteira entre o México e os EUA.

Desde de sua posse, o governo de Trump, por meio do serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE), prendeu mais de 3,5 mil imigrantes não autorizados nos EUA. O governo do republicano também começou a enviar voos de deportação com aeronaves militares dos EUA para os países de origem dos imigrantes ou para terceiros países.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.