Lula confirma ida ao STF para cerimônia de abertura de 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que vai participar, na próxima segunda-feira (31/1), da solenidade de abertura do Ano Judiciário, no Supremo Tribunal Federal (STF).

A sessão solene marca reabertura dos trabalhos do Poder Judiciário no ano de 2025 e ocorre no plenário do STF. Quem também confirmou a presença na cerimônia foi o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Até então, a presença de Lula na cerimônia era incerta e não havia sido incluída na agenda do mandatário, o que mudou na noite desta sexta-feira (31/1).

No ano passado, Lula esteve ao lado de Luís Roberto Barroso, presidente do STF, que discursou para os presentes sobre a independência dos Poderes com harmonia.

“Nem preciso falar de separação de Poderes, porque, embora independentes e harmônicos, convivemos de maneira extremamente civilizada e respeitosa. Independência e harmonia não significam concordância sempre, nem que o Judiciário atenda necessariamente todas as demandas de qualquer um dos Poderes”, disse Barroso na ocasião.

Outro importante evento que ocorre na Praça dos Três Poderes nos próximos dias é o início do ano Legislativo, no Congresso Nacional.  Até o momento, porém, a presença de Lula não foi confirmada. No ano passado, quem representou o presidente foi o ministro Rui Costa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.