Alopecia: conheça doença que causa queda de cabelo feminina

Recentemente, após Xuxa revelar que sofre com a alopecia, doença que pode causar queda de cabelo, o quadro se tornou pauta novamente. Isso trouxe mais visibilidade para um problema que afeta milhões de mulheres. Afinal, apesar de ser mais associada ao universo masculino, a queda de cabelo feminina também existe.

De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology, cerca de 40% das mulheres irão apresentar algum grau de alopecia após a menopausa, devido às mudanças hormonais e predisposição genética. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia estima que 5% das mulheres sofrem de calvície, um número que pode crescer com o aumento do estresse e alterações na saúde capilar.

Segundo Stanley Bittar, especialista em transplante capilar e CEO da Stanley’s Hair, muitas pessoas ainda subestimam o impacto emocional da alopecia.

“A perda de cabelo pode levar a um grande sofrimento psicológico, afetando a confiança e a autoimagem. Felizmente, avanços na medicina capilar permitem tratamentos cada vez mais eficazes, devolvendo os fios e a autoestima”, afirma.

O que causa a alopecia e quais são os tipos mais comuns

A alopecia androgenética é uma das formas mais frequentes de perda capilar e ocorre devido à sensibilidade dos folículos aos hormônios andrógenos. Com o tempo, os fios afinam até pararem de crescer. Esse tipo de alopecia tem forte influência genética e é irreversível sem tratamento adequado.

Mulher com alopecia posa com as mãos no couro cabeludo - Metrópoles
Em alguns casos, alopecia pode provocar queda de cabelo grave

Saiba quais são os tratamentos mais indicados no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.