Teresa e Humberto buscam acordo por unidade em disputa interna do PT

Foto: Mariana Leite

As eleições de 2024 resultaram em mais um enfraquecimento do Partido dos Trabalhadores, que precisará recalcular a rota para garantir a retomada de espaços nos estados e no Congresso, além da reeleição do presidente Lula (PT) no próximo ano.

Em entrevista ao colunista do Blog Cenário, Américo Rodrigo, que acompanhou as movimentações na Casa Alta no último sábado (1º), a senadora Teresa Leitão (PT) falou sobre o Processo de Eleição Direta (PED), que é quando filiados do Partido dos Trabalhadores vão eleger os diretórios municipais, estaduais e a nacional. A votação acontece no dia 6 de julho. Fazendo parte de uma corrente diferente do também senador Humberto Costa (PT), Teresa defendeu a unidade partidária.

“O nosso grupo está levantando a bandeira da unidade. Eu, particularmente, já conversei com as lideranças de todas as forças políticas. Temos acordo com o senador Humberto Costa para que possamos produzir esta unidade, tendo em vista o próprio cenário nacional e os desafios para o PT. Vamos continuar os debates, vamos continuar as construções, respeitando as divergências, mas buscando construir a unidade. Isso o PT já vivenciou em momentos tão difíceis quanto o que nós estamos vivendo e, pensar no PT estrategicamente, fazer desse PED um movimento político de mobilização, de afirmação e fortalecimento do nosso partido, é o principal nesse processo”, finalizou.

Atualmente, Teresa tem indicações na gestão do prefeito João Campos (PSB), enquanto parte da bancada petista na Alepe defende uma aliança com a governadora Raquel Lyra (PSDB). Já Humberto, apesar de não confirmar, tem mantido conversas com a tucana, como ela mesma já afirmou algumas vezes. Após o PED, o PT pode decidir se permanecerá com um pé em cada canoa ou se deve escolher um lado ou outro.

O post Teresa e Humberto buscam acordo por unidade em disputa interna do PT apareceu primeiro em Blog Cenário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.