Megatúnel Santos-Guarujá: obra de R$ 6 bi vai gerar 9 mil empregos

São Paulo — O primeiro túnel imerso do Brasil, que vai ligar Santos a Guarujá, no litoral de São Paulo, promete mais mobilidade para a região, mas traz impactos ambientais graves. Com o desmatamento de manguezais e áreas protegidas da Mata Atlântica, o projeto ameaça a vida marinha e compromete a qualidade do ar e da água, preocupando especialistas e moradores locais.

O projeto do primeiro túnel submerso do Brasil, previsto para ligar as cidades de Santos e Guarujá, desperta muita curiosidade e esperança para melhorar a mobilidade local.

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Projeto de túnel que liga Santos e Guarujá

Projeto Túnel Imerso Santos-Guarujá
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Túnel que será construído entre Santos e Guarujá em convênio assinado pelo governo federal e o estado de SP

Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos/Arte Metrópoles

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Projeto de túnel que liga Santos e Guarujá

Reprodução/Vou de Túnel

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Projeto Túnel Imerso Santos-Guarujá

Divulgação/Governo de SP

Mas por trás dessa grande obra de infraestrutura, que promete ser uma solução para o trânsito na região, há um preço ambiental e social que preocupa especialistas e moradores.

Os impactos vão desde o desmatamento de áreas protegidas da Mata Atlântica até o risco de contaminação de águas costeiras, ameaçando a vida marinha e até o turismo.

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