Jovem de 17 anos morre após ataque de tubarão em praia na Austrália

Uma adolescente, de 17 anos, morreu após um ataque de tubarão nessa segunda-feira (3/2), enquanto estava nadando em uma ilha, em Woorim Beach, a cerca de 50 km ao norte de Brisbane, capital do estado de Queensland, no nordeste da Austrália. Este é o terceiro ataque fatal desse tipo em pouco mais de cinco semanas no país.

Segundo informações da Polícia, as equipes de resgate correram para tentar salvar a menina, mas ela não resistiu aos ferimentos.

“A gente vê tubarões todos os dias”, disse John Wadey, uma testemunha do acidente, ao jornal local Courier-Mail. “As pessoas não falam sobre eles, mas é comum.”

Este é o segundo ataque fatal de tubarão desde o início do ano na Austrália e o terceiro desde 28 de dezembro. Em 2 de janeiro, testemunhas viram um tubarão atacar um surfista de 28 anos em uma praia conhecida como Granites, no sul da Austrália.

Milhares de incidentes

Alguns dias antes, um tubarão matou um pastor de 40 anos que pescava com sua família nas águas da Grande Barreira de Corais, na ilha de Humpy, na costa leste do país.

O último ataque de tubarão no país ocorreu em dezembro de 2023, quando um menino de 15 anos foi morto em uma praia de surfe selvagem no estado da Austrália do Sul.

Mais de 1,2 mil incidentes envolvendo tubarões foram registrados na Austrália desde 1791 e mais de 250 resultaram em morte, de acordo com dados nacionais.

As mordidas mais graves são causadas por tubarões brancos, tubarões-touro e tubarões-tigre.

Leia mais reportagens como essa no RFI, parceiro do Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.