Feirão de Empregos encerra inscrições na quarta

Feirão de Empregos encerra inscrições

Feirão de Empregos encerra inscrições na quarta e deve bater recorde – O 3º Feirão de Empregos de Jaraguá do Sul está próximo. Será no dia 15 de fevereiro (sábado), das 8h às 15h, na Arena Jaraguá. Pois a iniciativa, liderada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, tem como parceiras a Acijs, Fiesc (Sesi, Senai e IEL), CDL, Apevi, ABRH, Sebrae, Senac, Sesc e Sest-Senat, para ampliar as oportunidades de contratações com carteira assinada e, ainda, possibilitar acesso à qualificação de jovens e adultos.

No evento, os interessados poderão conhecer as vagas da indústria, comércio, serviços e outros segmentos da economia, preencher cadastros e se habilitar às vagas de acordo com critérios de seleção da empresa ofertante. Também poderão conhecer cursos disponíveis em várias áreas, realizados gratuitamente pelas instituições participantes.

 

 

Feirão de Empregos encerra inscrições

Feirão de Empregos encerra inscrições na quarta e deve bater recorde. O Feirão disponibiliza 70 estandes para empresas interessadas. Foto banco de imagens/Jornal do Vale do Itapocu

 

O Feirão disponibiliza 70 estandes para empresas interessadas em participar com suas oportunidades de trabalho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente no link https://forms.gle/zXeRfz28sGwYRdKK7, até o dia 5 de fevereiro, quarta-feira.
A expectativa é de que sejam batidos recordes de ofertas de empregos.

No dia do evento, a Prefeitura disponibilizará linha especial de ônibus com saída do Terminal Urbano para a Arena. E vice-versa.
O formato do Feirão de Empregos e a união das entidades têm despertado o interesse de outros municípios, que têm buscado informações para adotar a mesma fórmula. Mais informações: (47) 98835-1316 (Whatsapp).

 

 

Santa Catarina ficou na quinta colocação na geração de vagas de emprego

O estado de Santa Catarina criou 106.392 novos postos de trabalho formal em 2024, superando 71% o consolidado do ano de 2023, quando foram criadas 62.195 vagas. Os dados foram divulgados na quinta-feira (30) pelo Novo Caged, que apresenta a síntese de resultados sobre a movimentação de empregados do mercado de trabalho formal.

Comparativamente, o resultado representa um desempenho muito acima do desempenho nacional, que foi de 16,5% no mesmo período. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina apresentaram os melhores saldos de empregos no acumulado de 2024.

O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, evidenciou o protagonismo catarinense ao ocupar a 5ª posição no ranking nacional de 2024 no saldo de novas vagas de emprego. Usuy destacou que “a Indústria e os serviços foram os grandes protagonistas desse crescimento, respondendo por 80.154 novas vagas formais em 2024. Esse desempenho reflete a confiança do setor produtivo e da capacidade de manter um ambiente favorável aos negócios, emprego e qualidade de vida”.

 

Feirão de Empregos encerra inscrições

divulgação

Crescimento do setor de serviços

Em termos de índice de crescimento no acumulado de janeiro a dezembro de 2024, o grande grupamento de Serviços destacou-se em SC.

Apresentou o melhor desempenho da Região Sul e do índice de crescimento nacional. Santa Catarina cresceu 5,59%, o Paraná 4,61%, e Rio Grande do Sul 3,13%. O índice de crescimento nacional ficou em 4,2% e a Região Sul cresceu 4,39%.

Em SC, a atividade de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas puxou o setor, com um crescimento de 6,65% no acumulado de 2024.
No entanto, a Indústria catarinense cresceu 3,23%, também apresentou índice de crescimento acima da média regional (2,81%) e próximo à média nacional (3,56%). No setor, o melhor desempenho ficou por conta da atividade de Indústria da transformação.

 

Mais da metade do estoque de empregos de Jaraguá é originária da indústria

Do montante de vagas de empregos formais criadas pelo Estado, Jaraguá do Sul contribuiu com 2.221, ficando na sexta colocação, atrás de Joinville, Itajaí, Florianópolis, Chapecó e Blumenau. Os empregadores contrataram 38.451 trabalhadores e desligaram 36.230.
A indústria foi a maior contratante em 2024, em Jaraguá do Sul.

Segundo o Caged, 50,1% dos empregos do município são da indústria, 31,1% da área de serviços, 15,2% do comércio, 3,3% da construção e 0,2% do setor agropecuário.

 

divulgação/WEG

 

No entanto, o estoque de empregos em dezembro do ano passado era de 74.667, crescimento de 4,3% sobre 2023, quando fechou com 71.566. Considerando o período de cinco anos, desde 2020 (62.693), o estoque de empregos aumentou 11.974, demonstrando a dinâmica do empreendedorismo do município, em todas as áreas.

 

COMO FICOU

Dos cinco setores econômicos, apenas um apresentou desempenho negativo. A agropecuária ficou o ano passado com estoque de 132 vagas (-2,2%), comércio com 11.375 (+1,7%), construção 2.488 (+9,2%), indústria 37.441 (+3,8%) e serviços 23.231 (+6,2%). O aumento é sobre 2023.
No entanto, nota-se que foi um ano interessante para a empregabilidade, especialmente na construção e em serviços, curva que está em ascensão nos últimos anos.

 

MEIs já são 53% dos negócios ativos no Brasil, segundo Mapa das Empresas

O Microempreendedor Individual (MEI) é a categoria de empresários que mais tem crescido no país: de janeiro a setembro de 2024.

Foram criados mais de 3,1 milhões de MEIs, uma alta de 10,7% ante igual período de 2023, totalizando cerca de 11,7 milhões de empreendedores ativos. Os dados são do boletim Mapa de Empresas do Governo Federal, que acaba de divulgar o resultado do 3º quadrimestre de 2024.
Somados com a categoria “Demais Empresários Individuais” (ou EI, que exerce atividade empresarial sem sócio e em nome próprio), o montante chega a mais de 14,4 milhões.

No entanto, juntas, as duas figuras empresariais representam 53% dos negócios ativos, e respondem por 73,4% do total de empresas abertas no Brasil ao longo do período analisado.

No 3º quadrimestre, abriram 970,6 mil MEIs – uma queda de 9,8% em relação ao segundo quadrimestre de 2024.

Contudo, um aumento de 17,2% em relação a igual período de 2023.

 

As cinco mais exploradas

Quando se fala em atividade, considerando somente as inscrições do MEI, as cinco mais exploradas estão em comércio e serviços.

A que mais registrou abertura de MEIs foi a atividade de Transporte rodoviário de carga com 119,3 mil MEIs abertos (alta de 29,6% ante 2023), e 289,2 mil ativos.

Todavia, na sequência, vem a atividade de Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo (digitador), com 142,2 mil MEIs abertos (12,5%), e 382,6 mil ativos.

Cabeleireiros, barbeiros, manicure e pedicure vêm na terceira posição, com 132,2 mil novos MEIs (10,1%), e 733,7 mil MEIs ativos. A atividade Promoção de vendas (panfleteiros e promotores), registrou 187,5 mil novos MEIs abertos (8,1%), e 527,5 mil ativos.

Por último, Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios registrou queda de 3,7% no período, com 131,4 mil MEIs abertos. Contudo, é a que concentra mais MEIs ativos, 657 mil.

No entanto, o levantamento destaca que a facilidade para formalizar o negócio, a dispensa de licenças e alvarás, o enquadramento tributário simplificado.

As medidas simplificadas de acesso a crédito são os fatores que têm puxado o crescimento desta figura jurídica empresarial.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

O post Feirão de Empregos encerra inscrições na quarta apareceu primeiro em JDV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.