Coluna da terça: prestação de contas 

Foto: Yacy Ribeiro

Da mesma maneira que tem feito em encontros institucionais de grande porte, a governadora Raquel Lyra (PSDB) discursou no retorno das atividades da Assembleia Legislativa de Pernambuco, ontem (3), e prestou contas das ações da sua gestão por cerca de 14 minutos.

A tucana escutou atentamente o pronunciamento do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), do líder da oposição, Diogo Moraes (PSB), e do vice-líder do governo, Joãozinho Tenório (PRD), para em seguida transmitir sua mensagem aos deputados.

Além de agradecer a aprovação de projetos na Casa, a tucana destacou os avanços em programas sociais, de moradia, abastecimento de água e recuperação de estradas, alegando ser o maior nível de investimentos dos últimos 10 anos. 

Esse é um ano decisivo para Raquel, que além de mostrar resultados ao longo de sua administração, vai precisar mergulhar nas articulações políticas que permitam a gestora chegar em 2026 com uma base consolidada para garantir sua reeleição.

Articulação – Com a escolha de Socorro Pimentel (UB) para a liderança do governo Raquel Lyra na Alepe, a interlocução entre o Poder Executivo e a bancada governista na Alepe deve melhorar. Embora a parlamentar não seja orgânica da sua legenda, a movimentação aproxima ainda mais o União Brasil da administração.

Substituição – Antes líder do governo Raquel Lyra na Assembleia, o deputado Izaías Régis foi escalado para liderar o PSDB na Casa. A legenda possui apenas três parlamentares, incluindo Zazá. A atuação do tucano na antiga função foi questionada em diversos momentos pela falta de articulação junto à bancada.

Autonomia – Reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco no final do ano passado, o deputado Álvaro Porto (PSDB) exaltou a independência conquistada pelo Poder Legislativo no último biênio e destacou a postura dos deputados na aprovação de projetos de grande alcance social.

Aproximação – Com apenas 35 anos, o novo presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), vem investindo numa linguagem diferente como forma de “vender” melhor o Legislativo. As primeiras ações implementadas pelo paraibano vêm repercutindo bem e impactando positivamente.

Avanço – O presidente Lula (PT) publicou, nesta segunda, (3) o decreto que dá poder de polícia a agentes da Funai. Essa é uma medida reivindicada há muito tempo, para fortalecer o trabalho do órgão no combate à violação de direitos indígenas e atende a uma exigência do Supremo Tribunal Federal de dezembro de 2024.

O post Coluna da terça: prestação de contas  apareceu primeiro em Blog Cenário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.