El Salvador aceitará criminosos deportados dos EUA em troca de “taxa”

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, informou nessa segunda-feira (3/2) que está disposto a aceitar em seu país criminosos condenados pelos Estados Unidos, incluindo cidadãos norte-americanos.

Segundo Bukele, o governo está disposto a aceitar os condenados em troca de uma taxa. “Oferecemos aos Estados Unidos da América a oportunidade de terceirizar parte de seu sistema prisional. Estamos dispostos a aceitar apenas criminosos condenados (incluindo cidadãos americanos condenados) em nossa megaprisão (Cecot) em troca de uma taxa”, divulgou o presidente na rede X, sem detalhá-la.

“A taxa seria relativamente baixa para os EUA, mas significativa para nós, tornando todo o nosso sistema prisional sustentável”, complementou.

A declaração ocorre durante viagem do secretário dos EUA, Marco Rubio, à América Central. Ele atua como diplomata para buscar apoio regional às iniciativas do governo Trump de deportação em massa de imigrantes.

Segundo o jornal The New York Times, Rubio afirmou que El Salvador propôs prender migrantes sem documentos condenados por crimes e deportados dos Estados Unidos.

De acordo com Rubio, Bukele concordou em aceitar imigrantes indocumentados de qualquer país, não apenas de El Salvador, condenados por crimes, incluindo membros das gangues MS-13 e Tren de Aragua. “Um ato de amizade extraordinária”, afirmou Rubio.

Na rede social X, o empresário e dono da plataforma, Elon Musk, chamou a proposta de Nayib Bukele de “ótima ideia”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.