Humberto Souto, ex-deputado e ex-presidente do TCU, morre aos 90 anos

O ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ex-deputado federal e ex-prefeito de Montes Claros (MG) Humberto Souto morreu, aos 90 anos, na madrugada desta terça-feira (4/2), no hospital Sírio Libanês, em Brasília (DF). A família de Souto confirmou a informação ao Metrópoles.

O ex-parlamentar estava internado desde o dia 22 de dezembro, quando deu entrada na Santa Casa de Montes Claros depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Souto passou por cirurgias e permaneceu na UTI em Minas, até ser transferido para o Sírio Libanês de Brasília no dia 10 de janeiro.

Humberto Souto deixou a esposa e quatro filhos.

O velório será realizado nesta quarta-feira (5/2), a partir das 14h, no Salão Nobre do TCU.

Trajetória

Humberto Guimarães Souto nasceu no dia 3 de junho de 1934 em Montes Claros, Minas Gerais. Ele se formou em Direito no Rio de Janeiro. O político ocupou o seu primeiro cargo eletivo em 1962, como vereador da maior cidade do norte de Minas, sua terra natal.

Ocupou o cargo de deputado estadual em 1970, ficando primeiramente na suplência e assumindo o mandato em 1971. Em 1974, foi eleito deputado federal por Minas Gerais. Ele foi reeleito mais cinco vezes, desempenhando seis mandatos consecutivos.

Humberto Souto foi ministro do TCU a partir de 1995, onde chegou a ocupar a presidência da Corte.

Ele retornou à vida política em 2006, dois anos após aposentar-se do TCU. Em 2016 foi eleito para Prefeitura de Montes Claros e reeleito em 2020, ainda em primeiro turno, com mais de 85% dos votos válidos.

Nota da Prefeitura de Montes Claros

“Com imenso pesar, comunicamos o falecimento do ex-prefeito Humberto Guimarães Souto, aos 90 anos, ocorrido na manhã desta terça-feira (4/2).

Humberto Souto dedicou sua vida ao serviço público, deixando um legado incomensurável para o Brasil, para Minas Gerais, para o Norte de Minas, e, especialmente, para Montes Claros, terra onde nasceu e que tanto amou.

Nascido em 3 de junho de 1934, teve uma trajetória de mais de 60 anos de vida pública, marcada pela ocupação de cargos de elevada relevância e grandes realizações. Foi vereador, deputado estadual, deputado federal por oito mandatos, vice-presidente da Câmara dos Deputados (assumindo interinamente a presidência em diversas ocasiões), ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e prefeito de Montes Claros (por dois mandatos, 2017 a 2024).

Humberto Souto cumpriu sua grande missão: cuidar de Montes Claros e de seu povo.  E assim, ele construiu uma grande história com esta cidade, transformando e melhorando as vidas das pessoas, com obras e ações que ficaram para sempre, deixando ensinamentos e um grande exemplo de seriedade e honradez.

A população de Montes Claros voltou a ter a sua alta estima elevada. Deu voz novamente ao nosso município. Deu destaque a sua terra.

A gratidão do povo de Montes Claros a Humberto Souto, que deixou a sua marca registrada para sempre em nossos corações e em nossa vida.

Guilherme Guimarães
Prefeito de Montes Claros”.

Nota do TCU

O Tribunal de Contas da União comunica, com pesar, o falecimento do ministro emérito e ex-presidente da Corte Humberto Guimarães Souto. Humberto Souto foi ministro no período de 1995 a 2004 e atuou na presidência do TCU de 2001 a 2002″.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.