BELÉM – Aluno de enfermagem desenvolve guia para segurança e conforto de pacientes de quimioterapia

Erros na aplicação de medicamento não são raros e podem causar graves consequências

A quimioterapia é um dos principais tratamentos para o câncer e envolve a administração de drogas com alto risco de efeitos colaterais. Um tipo de medicamento utilizado é o antineoplástico, que em muitas situações é aplicado direto na corrente sanguínea do paciente. Erros nesse procedimento não são raros e podem causar graves consequências.

Por isso, um livro desenvolvido por Antônio Rogério de Carvalho, aluno do curso de Enfermagem da Uniasselvi, busca servir como um guia prático para os profissionais da Saúde, de modo a reduzir ao máximo os riscos e as implicações do extravasamento dessas substâncias.

O material foi feito em parceria com o tutor do polo de Belém da Uniasselvi, enfermeiro Thiago Rodrigo Pereira de Melo, e publicado em janeiro de 2025. Chamado “Extravasamento de Antineoplásicos em Quimioterapia: Estratégias de Prevenção e Manejo para a Segurança do Profissional de Enfermagem”, o livro apresenta subsídios teóricos e práticos para garantir a segurança no ambiente hospitalar com relação à aplicação de antineoplásticos, fundamentados em evidências científicas e protocolos atualizados.

Complicações graves

“O extravasamento de antineoplásicos é uma complicação relativamente frequente na prática clínica da oncologia. A fragilidade da rede venosa dos pacientes, a toxicidade dos medicamentos e falhas técnicas na administração são as principais causas. Quando isso acontece, os efeitos vão de dor intensa à necrose do tecido e, em casos graves, há a necessidade de cirurgias. Além disso, o extravasamento pode comprometer a continuidade do tratamento, impactando o prognóstico do paciente e sua qualidade de vida”, explica Carvalho.

Segundo ele, os protocolos atuais apresentam diretrizes fundamentais para a prevenção e o manejo do problema, mas há espaço para melhorias constantes. “Muitos estudantes e profissionais não recebem treinamento adequado sobre as melhores práticas de prevenção e manejo do extravasamento de antineoplásicos. Nosso livro busca preencher essa lacuna, oferecendo informações atualizadas e de fácil aplicação”, afirma.

Guia prático

Carvalho ressalta que o principal objetivo do livro é oferecer uma visão abrangente e prática sobre a prevenção e o manejo do extravasamento de antineoplásicos, auxiliando enfermeiros e outros profissionais de saúde na adoção de medidas seguras e eficazes. “A obra é um guia técnico e educativo, prático como um material de apoio para capacitação, padronização de condutas e incentivo à pesquisa na área. Esperamos que ele contribua para a melhoria contínua da assistência ao paciente oncológico”.

Além do livro, foram elaborados folhetos orientativos, tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. Esses materiais foram distribuídos em um hospital estadual do Pará e em uma clínica especializada em oncologia. “A intenção é ampliar essa distribuição para alcançar mais instituições, além de disponibilizar o conteúdo em plataformas digitais. É fundamental que esses protocolos sejam aplicados de maneira padronizada em todas as instituições de Saúde, garantindo que os profissionais sejam alinhados às melhores práticas e utilizem os recursos adequados para a prevenção e manejo do extravasamento”, finaliza Carvalho.

O livro é gratuito e está disponível para ser acessado clicando neste link.

The post BELÉM – Aluno de enfermagem desenvolve guia para segurança e conforto de pacientes de quimioterapia appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.