Petrobras anuncia acordo para fornecimento de petróleo à Índia

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (4/2) um acordo para fornecer petróleo à Índia. O país é o terceiro maior importador do mundo.

Segundo o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Romeu Schlosser, o fornecimento será de 24 milhões de barris para uma das empresas estatais indianas.

“Estamos ampliando nossa base de clientes na área internacional, que era muito concentrada na China. O volume com a Índia era muito baixo. Assinamos um contrato de fornecimento com a segunda maior refinaria do país”, afirmou o dirigente da estatal.

Schlosser falou sobre o acordo com a Índia durante um evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), nesta manhã, na capital fluminense.

Ainda de acordo com o diretor da Petrobras, “a cesta e os petroleiros brasileiros têm de ser monetizados da melhor maneira”. “Com isso, a competitividade pelo preço melhora. Buscamos a melhor alternativa”, completou.

Em setembro de 2024, Brasil e Índia divulgaram uma declaração conjunta na qual defenderam a cooperação entre os dois países nos setores de energia e mineração.

Queda na exportação

No ano passado, segundo a Petrobras, houve uma queda de 1% na exportação geral de petróleo, para 798 mil barris por dia.

A liderança no ranking de embarques é da Europa (38%), seguida por China (30%) e Ásia (17%).

Queda na produção

A Petrobras informou ao mercado, na última segunda-feira (3/2), que sua produção de óleo e gás natural foi de 2,628 milhões de barris por dia no quarto trimestre do ano passado.

O resultado do período entre outubro e dezembro de 2024 representou uma queda de 10,5% em relação ao último trimestre do ano anterior.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.