Novo projeto de sede própria da Câmara de Blumenau gera debate na primeira sessão do ano

Novo projeto de sede própria da Câmara de Blumenau gera debate na primeira sessão do ano

A primeira sessão do ano na Câmara de Blumenau ocorreu na tarde desta terça-feira, 4, e reuniu lideranças políticas e a comunidade e ainda debateu a nova sede do Legislativo blumenauense. Os 15 vereadores, que foram eleitos em outubro de 2024 e empossados em janeiro, terão mandato até 2028.

O prefeito Egídio Ferrari esteve presente na sessão da Câmara desta terça-feira, assim como a vice-prefeita Maria Regina, e alguns secretários. Uma das expectativas para a primeira sessão do ano era a definição do nome que será o líder de governo no Legislativo. No entanto, o prefeito ainda não anunciou qual será o nome escolhido para representá-lo na Câmara.

Sede própria da Câmara de Blumenau

O presidente do Legislativo pelos próximos dois anos, Ailton de Souza, o Ito (PL), disse que dará sequência ao trabalho realizado na Câmara e que vai honrar os votos que recebeu para a presidência.

“Talvez consigamos tirar do papel o sonho de sede própria. O prefeito, hoje, mais uma vez, sinalizou positivamente. Vamos dar sequência para mostrar que vamos conseguir economizar”, pontua.

Eliz Haacke/O Município Blumenau

O vereador ainda apresentou um requerimento para o Executivo questionando se o imóvel, localizado na rua Capitão Santos, no bairro Garcia, poderia ser transferido para a Câmara de Vereadores para se tornar a sede do Legislativo. O requerimento foi aprovado por 13 votos, mas gerou debate na sessão.

Marcelo Lanzarin (PP) destacou que cada presidente que assume o Legislativo vem com um novo projeto para a sede própria da Câmara. No entanto, salientou que é necessário sair do aluguel.

Alexandre Mathias (PSDB) também defende que é importante que o Legislativo saia do aluguel. No entanto, ele diz que o prédio em questão, apresentado como alternativa para solucionar o problema, era destinado para ações da Secretaria de Educação, entre elas a sede da pasta. Ele ainda teme que isso possa acabar em algum imbróglio jurídico.

Almir Vieira (PP), que foi presidente da Câmara no último biênio e defendia a construção de uma estrutura no Centro Histórico, diz que entende a economicidade que o novo presidente quer promover. No entanto, defende que a Câmara deve estar localizada em um local acessível para que a comunidade possa participar.

Adriano Pereira (PT), também afirmou que defende que a Câmara saia do aluguel, mas afirmou que já existe um terreno que foi comprado e que já foi feito um pré-projeto da nova sede, Além disso, falou que uma reforma pode ser mais cara do que uma construção e sinalizou que teme que o imóvel esteja na cota de enchente.

Jovino Cardoso (PL) decretou que vota contra o requerimento e afirmou que a sede deve ser construída no terreno que já foi adquirido com o projeto que já foi realizado, no Centro Histórico de Blumenau.

Diego Nasato (Novo) avalia que pode ser mais barato pagar R$ 87 mil de aluguel do que tirar do papel o projeto de uma sede própria, que custaria cerca de R$ 30 milhões. Ele defende que é preciso fazer uma discussão mais técnica sobre o assunto para avaliar o real valor da economia que pode ser proporcionado.

Trabalho em harmonia

Ainda no início da sessão, o prefeito Egidio destacou o que espera da relação entre o Executivo e o Legislativo.

“Estou plenamente convencido de que o Executivo e o Legislativo, ao trabalharem em harmonia, respeitando sua independência mútua, mas sempre guiados pelo propósito comum de melhorar a vida das pessoas, serão capazes de construir a partir de hoje um presente sólido e um futuro promissor para Blumenau e nossa gente. Me comprometo em estabelecer uma relação baseada no diálogo, com respeito institucional, e na busca por soluções que atendam de forma verdadeira e transparente aos reais interesses da sociedade”, ressaltou o prefeito.

Ele acrescentou ainda que somente com o trabalho conjunto da Prefeitura e da Câmara é que Blumenau poderá continuar avançando em projetos e iniciativas que geram emprego, renda, crescimento, inclusão e qualidade de vida à população.

Eliz Haacke/O Município Blumenau

Definições das bancadas

Bancada do PL

Flavinho – líder
Jovino Cardoso – vice-líder

Bancada do Novo

Diego Nasato – líder
Bruno Win – vice-líder

Bancada do PP

Almir Vieira – líder
Marcelo Lanzarin – vice-líder

Bancada da Federação PSDB/Cidadania

Bruno Cunho – líder
Alexandre Mathias – vice-líder

Bancada PT

Adriano Pereira – líder
Jean Volpato – vice-líder

Bloco Parlamentar

PL, Novo, Podemos, Republicanos, União Brasil, PSD
Silmara Miguel – líder do bloco parlamentar
Cristiane Loureiro – vice-líder do bloco parlamentar

Leia também:

1. O Município Blumenau abre vagas para gerente comercial e executivo de vendas
2. Identificados pai e filho encontrados mortos dentro de banheiro em Ascurra
3. GALERIA – Edifício residencial no Centro de Blumenau é demolido
4. Câmara de Blumenau terá primeira sessão do ano nesta terça-feira
5. Homem é preso por tentar acerta botijão de gás em sua companheira, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Casarão de Willy Sievert conta com detalhes projetados a mão pelo empresário blumenauense:

Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias

The post Novo projeto de sede própria da Câmara de Blumenau gera debate na primeira sessão do ano appeared first on O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.