Médico é afastado após remover fígado em vez do baço de um paciente

Um cirurgião da Flórida, nos Estados Unidos, foi suspenso pelo Conselho de Medicina do estado após cometer um erro grotesco que resultou na morte de um paciente e tentar encobrir a falha. O caso ocorreu em agosto do ano passado no Ascension Sacred Heart Emerald Coast Hospital.

O médico Thomas Shaknovsky retirou erroneamente o fígado de William Bryan, de 70 anos, durante um procedimento que deveria ter sido uma esplenectomia laparoscópica assistida para remover o baço. A cirurgia foi autorizada após Shaknovsky e Christopher Bacani, diretor médico do hospital, convencerem a família de Bryan de que ele poderia sofrer complicações graves caso não passasse pelo procedimento.

Segundo relatado pela família, Bryan estava visitando uma propriedade alugada no condado de Okaloosa quando começou a sentir fortes dores abdominais na região inferior esquerda. Ele foi internado em um hospital no condado de Walton, onde os exames indicaram uma anormalidade no baço, levando à decisão de operar.

Durante o procedimento, Shaknovsky seccionou a vasculatura principal do fígado, causando uma hemorragia catastrófica que levou Bryan à morte. O cirurgião ainda tentou justificar o erro afirmando que o baço do paciente estava “tão doente que havia crescido quatro vezes o seu tamanho normal e migrado para o outro lado do corpo”. Para piorar a situação, ele rotulou o fígado removido como “baço”, o que só foi descoberto após a morte de Bryan.

A família do paciente denuncia que quatro enfermeiras participaram da tentativa de encobrimento do erro ao fornecer informações falsas na certidão de óbito e em outros documentos. Agora, os parentes entraram com uma ação judicial exigindo uma indenização de US$ 50 mil (cerca de R$ 290 mil) para cobrir despesas com o funeral e outros custos.

Shaknovsky já havia cometido um erro médico anteriormente, em 2023, ao remover parte do pâncreas de um paciente em vez da glândula adrenal, evidenciando um histórico de negligência profissional.

Do Ver-o-Fato, com informações do extra.globo

The post Médico é afastado após remover fígado em vez do baço de um paciente appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.