Para cortar da dieta! Veja 3 alimentos que te envelhecem antes do tempo

Produtos e cosméticos não fazem milagre, o primeiro passo do “skin care” está na alimentação. Ter uma dieta balanceada é essencial para manter a pele saudável, pois os nutrientes ingeridos influenciam diretamente na aparência, elasticidade e resistência ao envelhecimento.

Mulher que não come alimentos que envelhecem a pele

Veja os alimentos que envelhecem a pele para evitar – Foto: Reprodução/ND

Alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais, combatem os radicais livres que causam danos às células da pele, enquanto gorduras saudáveis, como as do abacate e do azeite de oliva, ajudam a manter a hidratação e a barreira protetora da pele.

Por outro lado, o excesso de açúcar e alimentos ultraprocessados podem acelerar a degradação do colágeno e aumentar a inflamação, favorecendo o surgimento de rugas, acne e flacidez. Veja abaixo os principais “vilões” de uma pele bonita.

Os 3 alimentos que envelhecem a pele

1. Açúcar e alimentos ultraprocessados

O consumo excessivo de açúcar pode causar glicação, um processo no qual as moléculas de açúcar se ligam às proteínas, como o colágeno e a elastina, tornando-as rígidas e menos funcionais, o que leva ao surgimento de rugas e flacidez.

“É necessário evitar ao máximo esse processo, pois ele pode gerar problemas em todo o organismo, como leucoma e doenças vasculares (como embolias e tromboses) devido às alterações da parede dos vasos sanguíneos. Além disso, a ingestão de grandes quantidades de açúcar pode gerar obesidade, além de diversas doenças crônicas, como diabetes e hipertensão”, apontou a médica  Dra Flávia Addor, dermatologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Alimentos ultraprocessados envelhecem a pele – Foto: Freepik/ND

2. Gorduras trans (frituras e margarina)

O consumo desse tipo de gordura está associado a processos inflamatórios no corpo, que podem acelerar o envelhecimento da pele e prejudicar sua aparência.

Estudo da Harvard T.H. Chan School of Public Health relata que as gorduras trans contribuem para doenças inflamatórias e problemas cardiovasculares, que afetam a nutrição da pele.

Além disso, o artigo destaca que as gorduras trans aumentam os níveis de colesterol LDL (ruim) e reduzem os níveis de colesterol HDL (bom), contribuindo para o risco de doenças cardiovasculares.

3. Álcool em excesso

Álcool está entre os alimentos que envelhecem a pele – Foto: Unsplash/Reprodução/ND

O consumo frequente de álcool desidrata a pele, reduzindo sua elasticidade e favorecendo o aparecimento de rugas e linhas finas.

O álcool também sobrecarrega o fígado, que tem a função de eliminar toxinas do corpo. Quando esse órgão não funciona bem, toxinas se acumulam e podem causar inflamação e danos à pele.

Além disso, o álcool também pode aumentar o estresse oxidativo, comprometendo a regeneração celular e acelerando o envelhecimento cutâneo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.