Presidente da Câmara de SP defende criação de “CPI dos Mototáxis”

São Paulo —  O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União), defendeu nesta quarta-feira (5/2) a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as mortes de motociclistas na cidade.

O tema do serviço de mototáxi foi um dos mais abordados nos discursos dos vereadores durante a primeira sessão plenária do ano na Casa nessa quarta. Das nove CPIs apresentadas até o momento, no entanto, nenhuma é sobre o assunto.

“Eu quero uma CPI para ouvir as empresas. Quem está ganhando dinheiro com isso? Eu esperava que alguém fosse apresentar. Se eu não puder apresentar, vou pedir para algum vereador da base. Ou da oposição mesmo. Fiquei surpreso [por ninguém apresentar a CPI]”, afirmou Teixeira ao Metrópoles.

Ricardo Teixeira afirma que vai trabalhar para que sejam abertas uma CPI da base governista e outra da oposição. A base aliada, porém, ainda não apresentou um pedido para a criação de alguma.

A “CPI dos Mototáxis” agradaria a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Desde que a 99 e a Uber decidiram contrariar a proibição municipal sobre o serviço de mototáxi, a prefeitura iniciou uma guerra pública e judicial contra as empresas. Atualmente o serviço está suspenso por uma liminar na Justiça.

Das nove propostas que já coletaram as 19 assinaturas (um terço dos 55 vereadores) e tiveram o pedido de criação protocolado, são quatro do PT e uma do PSol. Do lado dos partidos da base, são três apresentadas por Lucas Pavanato (PL) e outra por Amanda Vettorazzo (União). Os dois parlamentares, no entanto, são considerados “independentes”.

CPI das Enchentes

O presidente da Câmara também afirmou ao Metrópoles que vai defender a criação da CPI protocolada pelo vereador Alessandro Guedes (PT) para investigar as ações da prefeitura para o enfrentamento das enchentes que historicamente atingem a região do Jardim Pantana, na zona leste.

O bairro foi invadido pelas águas da chuva e do rio Tietê, que transbordou após o temporal no fim da última semana. As enchentes que afetaram milhares de moradores e deixaram famílias inteiras ilhadas.

A definição das CPIs que serão levadas para votação em plenário na Câmara Municipal deve ocorrer até o início da próxima semana, após definição das lideranças de bancada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.