SP: prisões por tráfico de drogas batem recorde em aeroporto em 2024

São Paulo — As prisões por tráfico de drogas no Aeroporto de Guarulhos, Grande São Paulo, bateram recorde em 2024. Segundo dados da Polícia Federal (PF), 587 pessoas (294 homens e 293 mulheres) foram detidas pelo crime durante o ano, uma média de dois presos por dia.

Em contraponto, a quantidade de drogas apreendidas caiu em relação a 2023. Ao todo, no ano passado, foram apreendidos 2.267 kg, contra 2.982,7 kg no ano anterior.

De acordo com os dados, a cocaína é a substância mais traficada pelos criminosos, somando 1.793,8 kg apreendidos. A maconha e seus derivados tiveram 391 kg confiscados. Substâncias sintéticas, como metanfetamina e ecstasy, chegaram a 82,3 kg.

Outro número recorde divulgado pela PF é o número de pessoas presas com drogas transportadas no estômago, 174 pessoas foram detidas. No ano anterior, em 2023, a polícia prendeu 41 suspeitos.

Operação Kabsulat

Uma operação, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico de drogas por ingestão, foi deflagrada pela PF na manhã dessa terça-feira (4/2), no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.

Os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Itapevi e Cotia, também na Grande São Paulo, para arrecadar dados e documentos que comprovem a participação de pessoas envolvidas no tráfico internacional de drogas.

As investigações relacionadas a esta ação tiveram início no mês de janeiro de 2025, a partir da prisão de um passageiro que pretendia embarcar em voo para a França, com mais de 1 kg de cocaína ingerido na forma de cápsulas.

A partir dessa prisão, foi possível a identificação de outras pessoas do grupo criminoso, que usariam uma residência e um comércio nas cidades que são alvo das buscas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.