VÍDEO – Desabamento em igreja histórica de Salvador deixa uma turista morta e cinco feridos

Uma tragédia atingiu um dos maiores patrimônios históricos de Salvador na tarde desta quarta-feira (5). Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “igreja de ouro”, desabou, resultando na morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, e deixando outras cinco pessoas feridas.

O acidente ocorreu por volta das 14h30 no templo da Ordem Primeira de São Francisco, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho. Testemunhas registraram imagens do momento em que pedaços de madeira cobriam a área onde os fiéis costumam se sentar durante as missas.

Giulia, natural de Ribeirão Preto (SP), visitava a igreja acompanhada do namorado e de um casal de amigos. Os homens escaparam ilesos, pois estavam em um ponto mais afastado. A amiga da vítima sofreu um corte na testa e foi encaminhada a um hospital. Entre os feridos, dois são estrangeiros. Segundo a Polícia Civil, todos tiveram apenas ferimentos leves e não correm risco de morte.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu as vítimas e confirmou o óbito de Giulia no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a remoção do corpo por volta das 16h50, e a perícia será essencial para determinar as causas do acidente. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) interditou a igreja para evitar novos riscos e iniciou uma análise da estrutura. “Todo o espaço central da igreja cedeu. Possivelmente, alguma parte dessa cobertura se rompeu e, com o peso da estrutura superior, a madeira veio abaixo”, explicou Sósthenes Macedo, coordenador da Codesal.

A Igreja de São Francisco, cuja construção teve início em 1708, é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e integra o Centro Histórico de Salvador, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco. O templo e o convento são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em outubro do ano passado, o Iphan anunciou um investimento de R$ 1,2 milhão na restauração do local. No entanto, o superintendente do órgão na Bahia, Hermano Guanaes, afirmou que o risco de desabamento do forro não havia sido identificado em vistorias recentes.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, lamentou a tragédia e prestou solidariedade às vítimas. “É com profunda tristeza que recebemos a notícia do desabamento. Quero expressar a minha total solidariedade aos familiares e a toda a comunidade que frequenta esse importante templo religioso”, declarou nas redes sociais.

As investigações seguem para determinar as responsabilidades pelo ocorrido.

Com informações de CNN e G1

The post VÍDEO – Desabamento em igreja histórica de Salvador deixa uma turista morta e cinco feridos appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.