Menino que sumiu e deixou família em desespero queria “visitar vovó”

O adolescente de 12 anos que foi encontrado pela Polícia Civil de Goiás (PCGO) nessa terça-feira (4/2), após ser dado pela família como desaparecido, em Cristalina (GO), havia fugido de casa para ir para a fazenda da avó.

O menor aproveitou o horário da escola para desviar o caminho e ir até a casa da avó, sem avisar nenhum familiar. A PCGO descobriu o paradeiro do garoto após o tio dele registrar boletim de ocorrência contando o desaparecimento.

“Assim que o tio veio à delegacia, pedi a uma equipe que vasculhasse os pontos onde possivelmente o garoto teria passado”, conta o delegado Cassius Zamó em entrevista ao Metrópoles. “Alguns coleguinhas da escola indicaram que ele poderia ter ido para a fazenda da avó, e lá ele estava”, diz o agente.

Veja o momento do resgate:

A fazenda da avó do garoto está localizada a cerca de 30 quilômetros de distância da casa onde ele mora com o pai. “Ele nos disse que fez o trajeto caminhando, debaixo de sol”, relembra Cassius Zamó. A senhora também não sabia que o rapaz estava fugindo. “Quando a polícia chegou, ela chegou a dar uma bronca nele.”

Não há sinal telefônico na região e, por isso, o tio não conseguiu fazer contato com a avó do garoto antes de procurar a polícia.

O delegado acredita que houve algum desentendimento familiar entre o adolescente e o pai que o fez fugir. “O pai pareceu não saber do desaparecimento do filho e não se mostrou muito interessado em reencontrá-lo”, diz Cassius.

O jovem estava bem, parecia alimentado, hidratado, não tinha marcas de agressão e não tinha comportamento que pudesse ser traduzido em algum tipo de abuso, segundo o delegado. Apesar disso, ele ficou calado quando ouviu algumas perguntas.

“Perguntamos por que ele saiu sem avisar, e ele ficou em silêncio. Questionamos se ele sofre violência, e ele nada disse”, comenta o delegado.

Agora, o Conselho Tutelar de Cristalina vai apurar se há algum tipo de irregularidade na relação do menino com a família. A PCGO vai aguardar uma posição do órgão e, se necessário, voltará a atuar no caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.