7 passeios para fazer no verão em Santa Catarina 2025

Com temperaturas que ultrapassam facilmente os 30ºC e sensações térmicas que podem ficar em torno dos 40ºC, o verão em Santa Catarina pede passeios refrescantes. Motivo pelo qual há várias opções de passeios náuticos em nossa listagem.

Entretanto, não é só de litoral e banho de mar que se vive a estação mais quente do ano. Na Serra e no Sul, por exemplo, é época de eventos enogastronômicos que celebram a colheita das uvas e atraem turistas. Já em Praia Grande, é estação propícia para passeios molhados em meio à natureza.

Em terra, no rio, lago ou mar, confira sete opções de passeios para fazer e curtir o verão em Santa Catarina.

1. Vindima na Serra e no Sul

Mulher de meia idade, de pele clara, cabelo curto e preto cortando uvas de uma parreira.

As vindimas na Serra e no Sul são passeios exclusivo do verão em Santa Catarina – Foto: Felipe Carneiro/Sebrae Urussanga/Divulgação

O verão em Santa Catarina é época de colheita das uvas que produzem os vinhos finos de altitude, na Serra, e das Goethe, cujo único lugar no mundo inteiro que as cultiva é o Sul catarinense, para produção de um vinho único e raro.

Por isso mesmo, essas duas regiões celebram suas colheitas com programações especiais. Em Urussanga, no Sul, a Vindima Goethe ocorre em fevereiro envolvendo degustações, culinária típica italiana, música e tradições, como a pisa da uva, em seis vinícolas.

Já na Serra, quem concentra a programação da Vindima de Altitude é a cidade de São Joaquim, aquela que possui a maior quantidade de vinícolas abertas à visitação.

Por lá, a programação inclui piqueniques, degustações, apresentações musicais, feira de produtos típicos, entre outras atrações que ocorrem nas vinícolas e também no Pavilhão da Maçã e do Vinho, próximo ao Centro da cidade. Em 2025, o evento ocorre de 1º de março a 4 de maio.

2. Passeios pelo interior de Praia Grande

Duas pessoas em dois quadriciclos andando em uma estrada de chão cercada por vegetação e morros verdes.

Em Praia Grande não faltam passeios para se fazer em meio à natureza no verão catarinense – Foto: Eco Canyons/Divulgação

O verão em Santa Catarina é a estação ideal para subir a bordo de um carro 4×4, UTV ou quadriciclo em Praia Grande, considerada a Capital dos Cânions. Localizada no extremo Sul catarinense, na divisa com o Rio Grande do Sul, o município tem em seu território mais de dez cânions.

O ecoturismo é o forte da cidade e inúmeras empresas oferecem diferentes experiências de contato com a natureza. Os passeios contemplam a vista para diferentes paredões rochosos, passando por estradas de chão, por lama e dentro de rios do interior, com paradas em cachoeiras. Por isso, são ideais para o verão. Há opções de nível fácil, moderado e difícil para quem quer se aventurar.

Outro passeio propício para o verão em Santa Catarina é o boia cross pelo leito do Rio Canoas e com possibilidade de diferentes percursos, do mais leve ao mais radical, à escolha do cliente. O final do trajeto é sempre o Balneário Mampituba, para um banho em águas tranquilas e refrescantes.

3. Canoa havaiana em Florianópolis

Diferentemente de um barco que você senta, contempla e espera chegar (o destino final), a canoagem é uma experiência ativa de vencer o mar coletivamente. Em Florianópolis, a empresa KANALOA VA’A oferece passeios a remo para diferentes regiões da Ilha da Magia.

É possível, por exemplo, embarcar às 5h para assistir ao nascer do sol remando até a Ilha do Francês (Norte) ou na charmosíssima Barra da Lagoa (Leste). Há passeios também para o pôr do sol e até em lua cheia. A experiência tem duração média de 2h, com direito a parada para banho de mar, e não é preciso saber nadar.

4. Barco Pirata em Bombinhas

Na parte esquerda da foto, o mar e o céu azul. Do lado esquerdo, parte da proa de um barco preto, onde está escrito Princesa do Porto.

Clássico do verão em Santa Catarina são passeios em barcos piratas – Foto: O Pirata Princesa do Porto Bombinhas/Divulgação

Clássico passeio turístico e típico do verão em Santa Catarina, uma das cidades para embarcar em um Barco Pirata é na pequenina e charmosíssima Bombinhas, no Vale do Itajaí. Por lá, os passeios duram de 1h30 a 4h, a depender do roteiro.

Há opções de percorrer praias e uma ilha dentro do próprio município, como também de visitar a Ilha de Porto Belo, na cidade vizinha. Todas as possibilidades incluem paradas para banho de mar, capitães à caráter, música e diversão a bordo.

5. Passeio náutico com golfinhos em Governador Celso Ramos

Em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, o diferencial do passeio ao mar é o avistamento de golfinhos que vivem na região. Diferentes escunas partem da Praia da Armação da Piedade e da Praia da Costeira da Armação para passeios turísticos.

O roteiro leva de 3 a 4 horas de duração e inclui a Baía de São Miguel, para avistamento dos golfinhos, visita à histórica Fortaleza da Ilha Anhatomirim (construída em 1744) e parada para banho de mar na Praia de Magalhães ou na Praia do Tinguá, ideal para se refrescar do calor do verão em Santa Catarina.

6. Barco Príncipe em Joinville

Foto aérea do Barco Príncipe, grande e nas cores branca e azul, navegando pela baía. Ao fundo, vegetação.

Barco Príncipe percorre a Baía da Babitonga até chegar na histórica São Francisco do Sul – Foto: Juliano Cruz/Visite Joinville/Divulgação

Com capacidade para até 417 pessoas, o Barco Príncipe sai de Joinville rumo à histórica São Francisco do Sul, navegando pela Baía da Babitonga, no Norte de Santa Catarina. O passeio ocorre aos finais de semana e feriados com partida sempre pela manhã.

Em pouco tempo de viagem, já é possível avistar o Centro Histórico de São Chico, onde a embarcação aporta por 1h30. Em seguida, o barco retorna a Joinville. O passeio inclui música ao vivo e almoço a bordo, e não há paradas para banho de mar.

7. Passeio náutico em torno da igreja submersa em Itá

Torres brancas de uma igreja com uma luz rosa em janelas. Ao redor dela, uma área cimentada e cercada pelo lago do Rio Uruguai. Ao fundo, um morro verde e o sol se pondo atrás dele.

As torres de uma igreja submersa são a principal atração de Itá – Foto: Djone Kercher Alves/Secretaria de Turismo Itá/Divulgação

Experiência única em Santa Catarina é passear de barco, escuna ou lancha em torno das torres da igreja submersa de Itá, no Oeste do estado. O templo religioso e toda a antiga cidade foram alagados pelo represamento do Rio Uruguai (por onde se navega).

O lago artificial é a grande atração do município e pode ser percorrido durante o dia ou à noite, quando as torres se iluminam. No verão em Santa Catarina, também vale curtir a prainha fluvial de Itá, certificada com Bandeira Azul, e bem estruturada com espreguiçadeiras, quiosques, cadeiras adaptadas para pessoas com deficiência e área de estacionamento para receber visitantes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.