Ibovespa abre em queda com cenário fiscal no radar

Nesta sexta-feira (14), o Ibovespa abre em leve queda de 0,03%, aos 119.537,23 pontos. Ontem, o índice brasileiro não conseguiu avançar e continuou abaixo dos 120 mil pontos.

O mercado volta suas atenções para Haddad e Tebet, que tentam retomar a credibilidade do arcabouço fiscal aos olhos dos agentes financeiros.

No cenário local, no âmbito político, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está em uma reunião a portas fechadas com os principais banqueiros do país. Este encontro ocorre uma semana após rumores no mercado sobre possíveis mudanças no arcabouço fiscal, surgidos após uma reunião anterior do ministro com representantes de instituições financeiras. Enquanto isso, o presidente Lula participa de uma sessão de trabalho do G7 na Itália.

Já na economia, foi divulgado pelo Banco Central, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de abril apresentou um crescimento modesto de 0,01%, ficando significativamente abaixo do consenso de mercado, que esperava um aumento de 0,45% na margem.

Vale lembrar que a divulgação do IBC-Br serve como um termômetro antecipado do PIB e é um indicador importante para investidores, economistas e formuladores de políticas.

Na Europa, a Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia, divulgou que o bloco apresentou superávit comercial de 19,4 bilhões de euros em abril. No mês anterior, a Zona do Euro tinha registrado um saldo positivo menor, de 17,2 bilhões de euros.

Além disso, as turbulências na França e as perspectivas para as taxas dos EUA, agridem os investidores no continente. Com isso, os principais índices europeus ficam no vermelho nesta manhã.

Nos Estados Unidos, após uma semana agitada com dados, os índices futuros operam no vermelho, após o S&P500 e o Nasdaq fecharem em nova máxima histórica.

Por fim, na Ásia, os principais índices praticamente no azul, após o Banco do Japão (BoJ) divulgar que manteve o atual volume de compras de títulos do governo japonês (JGBs).

Acompanhe ao vivo as notícias do mercado no Youtube da BM&C News:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.