Bolsa desaba com revisão de dados sobre empregos nos EUA

A Bolsa brasileira (B3) desabou por volta das 11 horas desta sexta-feira (7/2). O Ibovespa, o principal índice da B3, chegou a registrar queda de cerca de 0,60%, apresentando ligeira recuperação por volta das 12 horas, com recuo de 0,40%, aos 125.723 pontos.

João Vitor Saccardo, responsável pela mesa de renda variável da corretora Convexa, observa que o movimento ocorreu logo após a divulgação de dados do relatório mensal de empregos nos Estados Unidos, conhecido como payroll, divulgados pelo Departamento do Trabalho americano.

Os números mostraram a abertura de 143 mil postos de trabalho em janeiro, sem contar com o setor agrícola, ante uma previsão de 170 mil feita pelo mercado. Houve, porém, uma revisão para cima do payroll de dezembro, que passou de 256 mil para 307 mil empregos criados.

“Essa correção de dezembro, foi interpretada como um sinal de que a economia americana continua aquecida”, diz Saccardo. Com isso, observa o analista, sustenta-se a expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) possa manter os juros elevados por mais tempo no país.

Com as taxas altas, cresce o interesse dos investidores por títulos da dívida americana, os Treasures, que apresentaram valorização nesta sexta. Em contrapartida, ativos de risco, como as ações negociadas em Bolsas – em especial nos países emergentes –, tornam-se menos atrativos.

Dólar

Apesar dos dados do payroll, a cotação do dólar manteve-se estável na manhã desta sexta-feira, apesar de leve solavanco por volta das 11 horas. Ao meio-dia, a moeda americana era cotada a R$ 5,74, em queda de 0,36%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.