João Campos entrega dois equipamentos de educação na Mangabeira

Foto: Edson Holanda

Nesta sexta (7), no bairro da Mangabeira, Zona Norte da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou a Creche Escola da Mangabeira, uma das maiores da rede, e entregou também um Complexo Educacional que, além da nova creche escola, será composto pela Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira e quadra poliesportiva. Este é o primeiro complexo – de um total de cinco – que serão entregues pela atual gestão municipal até o final de 2028. Atualmente, a rede do Recife conta com 423 unidades de ensino, entre escolas e creches. O prefeito João Campos (PSB) participou da entrega. “Eu prometi que ia entregar cinco complexos educacionais nesta segunda gestão e, no segundo mês do ano, já estamos entregando o primeiro do Recife. Não adianta ficar dentro do gabinete, tem que governar na rua e a creche que estamos entregando é um exemplo disso. Buscamos entender todas as necessidades, como berçário, lactário, monitoramento por vídeo e outros detalhes que fazem a diferença. Vamos seguir inovando na educação e mudando a vida dos estudantes da nossa rede municipal”, garantiu o prefeito durante a entrega.

Esses complexos integraram o plano de compromisso de campanha do prefeito João Campos para esta segunda gestão. Nos equipamentos, as crianças terão a oportunidade de estudar na modalidade de tempo integral, desde o berçário, passando por toda a educação infantil (creche e pré-escola) e por todo o ensino fundamental (1º ao 9º ano).

Ocupando uma área de mais de 6 mil metros quadrados, e com investimentos na ordem de R$ 16 milhões o Complexo Educacional da Mangabeira vai atender 970 estudantes, reunindo em um único terreno uma creche escola, uma escola de tempo integral e uma quadra poliesportiva, tendo como eixo principal a formação dos estudantes em tempo integral, contemplando desde o berçário até a conclusão do ensino fundamental, no 9º ano.

É uma alegria enorme darmos início ao ano letivo de 2025 com estas duas grandes inaugurações. Hoje, estamos entregando a Creche Escola da Mangabeira e também este Complexo Educacional.
São dois prédios de grande porte aqui na Mangabeira, que irão ofertar uma estrutura moderna e confortável para os estudantes, professores e demais profissionais. Sem contar na qualidade do ensino. Sem dúvidas, um passo muito importante para o fortalecimento da educação do Recife, uma das maiores prioridades do prefeito João Campos
”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Construída ao lado da Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, entregue à comunidade escolar em maio de 2022, na primeira gestão do Prefeito João Campos, a Creche Escola – que leva o mesmo nome da unidade de ensino – terá capacidade de acolher cerca de 270 crianças, contemplando desde o berçário ao grupo V, oferecendo uma estrutura moderna e de qualidade, distribuída em 12 salas de aula, sendo dois berçários; recepção; pátio coberto; secretaria; direção e almoxarifado; coordenação; sala de professores; fraldário; lactário; biblioteca e brinquedoteca; sala de recursos multifuncionais; depósitos; bateria de banheiros para estudantes e profissionais, incluindo os de acessibilidade; refeitório; cozinha e despensa; lavanderia; terraço e parquinho infantil.

“Atualmente, a Rede Municipal do Recife oferta o ensino integral apenas na etapa de creche, do berçário ao grupo III. Os grupos IV e V são ofertados de forma regular. A chegada deste complexo traz uma novidade, o ensino integral também para os estudantes que estão na pré-escola, ou seja, nos grupos IV e V. Com isso, as famílias que matricularem suas crianças na creche, terão a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento educacional através de um ensino 100% integral, desde o berçário até o 9º ano do ensino fundamental, tornando-os prontos para o ensino médio”, destaca Amancio.

Ao concluir a pré-escola, o estudante seguirá diretamente a trajetória educacional na Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, que acolhe turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A estrutura da escola conta com uma área verde de mais de 1.400 metros quadrados; 20 salas de aula; biblioteca; sala de recursos para a educação especial; laboratório de ciências; espaço maker; espaço de robótica e programação; coordenação pedagógica; sala de música e artes; área administrativa; serviços; refeitório; solários; e quadra poliesportiva coberta com vestiários, banheiros, palco e camarim. Tudo isso distribuído em um prédio com dois pavimentos.

O post João Campos entrega dois equipamentos de educação na Mangabeira apareceu primeiro em Blog Cenário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.