Tarcísio estuda indenização a vítimas cegas após cirurgia de catarata

São Paulo — O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o estuda pagar indenização aos doze pacientes que ficaram cegos após um mutirão de catarata realizado em outubro do ano passado no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Taquaritinga, no interior paulista.

A unidade é operada pela Organização Social da Santa Casa de Franca, sob convênio com a Secretaria Estadual da Saúde. Segundo o governador, as causas ainda estão sendo investigadas, mas existe a suspeita de que tenha havido alguma contaminação.

“Como as cirurgias foram realizadas no mesmo dia, há indicativo que possa ter havido algum problema, alguma contaminação. O importante agora é apurar o que aconteceu e dar assistência total a essas pessoas. A ideia do Estado é entrar com uma indenização administrativa para essas pessoas e, obviamente, cobrar a responsabilidade da Organização Social”, afirmou Tarcísio durante agenda em Ribeirão Preto neste sábado (8/2).

O governador também afirmou que será montada uma comissão de especialistas em oftalmologia no Hospital das Clínicas para o atendimento às vítimas.

Em nota, a Secretaria da Saúde informou que os profissionais que atuaram nas cirurgias foram afastados e que os “pacientes estão recebendo suporte em unidades de referência por equipe especializada, incluindo tratamento e medicamentos necessários”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.