Como se proteger da onda de calor extremo que atinge o Brasil

O calor extremo é um fenômeno cada vez mais comum em diversas regiões do Brasil. Nos últimos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas sobre altas temperaturas para diferentes áreas do país. Na região Sul, principalmente para o Rio de Grande do Sul, há previsão de onda de calor.

As ondas de calor podem trazer sérios riscos para a saúde, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com condições pré-existentes. A exposição prolongada ao calor excessivo pode causar desconfortos e até complicações graves no organismo.

Sintomas de desidratação

Quando o corpo não consegue lidar com as altas temperaturas, os primeiros sinais podem incluir desmaios, náuseas, tontura, mal-estar e dores de cabeça. Em casos extremos, pode ocorrer hipertermia, quando o corpo sobreaquece e pode até morrer.

“As ondas de calor são eventos extremos cada vez mais frequentes e severos. É necessário que governos, empresas e famílias se preparem para minimizar os impactos desses fenômenos sobre a saúde”, alertou Paula Campoy, presidente da Aliança para a Saúde Populacional, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Dicas para lidar com o calor

Em entrevista anterior ao Metrópoles, o clínico geral Thiago Piccirillo, da rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo, compartilhou sete dicas essenciais para manter a saúde durante ondas de calor. Confira:

1. Beba água regularmente

A hidratação é crucial, especialmente no calor, quando o corpo perde mais líquidos. A recomendação é ingerir entre oito e dez copos de água por dia, mas em períodos de calor intenso ou após atividades físicas, essa quantidade deve ser maior.

Durante os exercícios, beba entre 150 e 250 ml de água a cada 15 ou 20 minutos.

Jovem mulher de lado bebendo água em área livre - Metrópoles
Beber água é fundamental para manter a hidratação do organismo

2. Procure locais ventilados

Sempre que possível, fique em lugares com boa ventilação. Abrir janelas e deixar a brisa circular ajuda a dissipar o calor. O uso de ar condicionado ou ventilador também é uma boa alternativa.

3. Evite a exposição ao sol

Reduza a exposição ao sol, especialmente no período de maior intensidade, como o meio-dia. Caso precise tomar sol, aplique protetor solar e use chapéu ou boné para evitar queimaduras, principalmente na cabeça.

4. Prefira roupas leves e claras

Escolha roupas leves, de preferência claras, pois elas refletem o calor e ajudam a manter o corpo mais fresco. Evite roupas escuras, que retêm o calor.

5. Evite esforços físicos excessivos

Em dias de calor intenso, é fundamental diminuir as atividades físicas extenuantes, que podem causar queda de pressão, tontura e até desmaios. Se for praticar exercícios, prefira os horários mais frescos, como no início da manhã ou à noite.

6. Opte por alimentos leves

Prefira refeições frescas e leves. Se decidir consumir pratos mais pesados, como uma feijoada, modere na quantidade para evitar desconfortos digestivos.

7. Fique atento à previsão do tempo

Acompanhe as atualizações sobre as condições climáticas para se preparar e tomar as precauções necessárias.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.