Boeing que partiu de SP declara emergência e volta após 2h; assista

São Paulo — Um Boeing 767 que partiu do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na noite da última quinta-feira (6/2), declarou situação de emergência e teve de retornar após menos de 2 horas de voo.


O que aconteceu

  • Um vídeo captado pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo mostrou o momento em que a aeronave pousou de volta no terminal de São Paulo.
  • Também foram registradas as comunicações pela frequência de controle do tráfego aéreo de Guarulhos.
  • O Boeing 767 teria como destino o Aeroporto Internacional Washington Dulles, na região metropolitana de Washington (Estados Unidos), com previsão de mais de 9 horas de voo.

Assista:

Gravações reproduzidas no vídeo acima dão a entender que o trem de pouso do avião estaria superaquecido ou pegando fogo.

Emergência

O avião é o Boeing 767-400ER, da United Airlines. A partida da aeronave para o voo UA-860 aconteceu às 23h05 (horário de Brasília).

Minutos depois de levantar voo, o avião chegou a 15 mil pés de altitude. A partir de então, os pilotos começaram a trajetória de espera em voo, reduzindo o peso da aeronave por meio de consumo ou alijamento de combustível.

Cerca de 2 horas depois, por volta de 0h45 (de Brasília), o Boeing já estava posicionado para fazer a aproximação de pouso.

Na gravação, o piloto da United Airlines informa: “United 860, aeronave em emergência, pista 28R, estabilizado”. Ele recebe, então, autorização para pousar na pista de Guarulhos.

Na mensagem seguinte, o piloto da United Airlines solicita o acionamento de veículos de combate a incêndio para acompanharem a chegada. A controladora confirma que eles já estavam devidamente posicionados.

Depois de aterrissar seguindo o procedimento padrão para emergências, os veículos entram na pista e se posicionam próximos ao Boeing 767.

Pouso em segurança

Apesar do susto, o pouso aconteceu em segurança e não teve intercorrências. Os pilotos foram instruídos pela controladora a pararem o avião em uma taxiway – para que as equipes de emergência fizessem a avaliação visual.

Até o momento, não houve confirmação sobre as causas do problema que levou os pilotos do avião a declararem emergência e retornarem a Guarulhos.

A aeronave seguia, até a manhã deste domingo (9/2), parada em solo no terminal de Guarulhos. Segundo dados de plataformas de rastreamento on-line de voos, havia uma decolagem programada para o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, ainda neste domingo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.