Coluna da segunda: o simbolismo da foto 

Foto: Divulgação

Um dia depois depois da governadora Raquel Lyra (PSDB) tornar público o encontro que teve com o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), publicou uma foto ao lado do ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) em tom de unidade.

Tanto Silvinho, quanto Miguel são cotados para disputar o Senado na chapa liderada por João em 2026, mas a expectativa é de que só tenha espaço para um deles, já que existe a previsão do senador Humberto Costa (PT) ficar com a outra vaga.

A foto é simbólica diante de tantas  especulações e reafirma a aliança entre João Campos e Costa Filho. O movimento também acontece na mesma semana em que o Republicanos declinou da federação com PP e União Brasil, garantindo inteira autonomia para o partido no estado. 

Habitacional – Ao lado da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), o ministro das Cidades, Jader Filho, entrega, nesta segunda (10), 265 novas moradias em Caruaru. A inauguração do residencial que foi viabilizado pelo Minha Casa, Minha Vida estava prevista para a última quinta (6), mas devido às fortes chuvas precisou ser adiada.

Ausência – Embora seja uma agenda positiva para a governadora Raquel (PSDB), a tucana não estará em Caruaru nesta segunda (10) participando da entrega dos habitacionais, devido a compromissos em Brasília na área da educação. Essa semana a Capital Federal também será palco de um encontro com prefeitos, promovido pelo presidente Lula.

Recados – Em vídeo publicado nas suas redes sociais, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), garantiu que o União Brasil permanece na base do prefeito João Campos (PSB), mas foi cauteloso ao apontar a posição da legenda para 2026. Ele reafirmou sua intenção de disputar o Senado, mas não indicou preferência.

Base ampliada – Com pouco mais de um mês como deputado estadual, Cayo Albino (PSB) fechou parceria para 2026 com o prefeito de Correntes, Edimilson da Bahia (PT). O anúncio foi feito pelo gestor durante a Festa de São Sebastião no último sábado (8).

Mudanças – Existe uma expectativa do presidente Lula (PT) promover a tão esperada reforma ministerial essa semana. Atualmente, o Centrão comanda 11 ministérios e, apesar de sempre pressionar por mais espaços, a previsão é de que não aconteça um acréscimo no número de pastas para esses partidos que integram o bloco.

O post Coluna da segunda: o simbolismo da foto  apareceu primeiro em Blog Cenário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.