Santa Catarina amplia vacinação contra a dengue para adolescentes de 15 e 16 anos


Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom-SC

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina ampliou a faixa etária da vacinação contra a dengue, passando a incluir adolescentes de 15 e 16 anos. Anteriormente, o imunizante era destinado apenas ao público de 10 a 14 anos. A decisão foi definida em reunião realizada na última quinta-feira (6) com gestores municipais, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal ainda durante o verão.

Pais e responsáveis devem entrar em contato com as Secretarias Municipais de Saúde para verificar a disponibilidade das doses e o cronograma de aplicação em cada cidade. No estado, 76 municípios estão autorizados pelo Ministério da Saúde a oferecer a vacina contra a dengue, abrangendo as regiões Nordeste, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste.

O secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi, alertou para a baixa adesão à vacinação: “Queremos imunizar o máximo de pessoas que pudermos ainda neste verão para evitar uma situação mais grave.”

Dados epidemiológicos

Até o momento, Santa Catarina registra 4.316 casos prováveis de dengue em 2025. Apesar de não haver mortes confirmadas, cinco óbitos estão sob investigação, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

Municípios participantes e situação da vacinação

Nordeste

Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder e São João do Itaperiú.

Joinville: A Prefeitura informou que está avaliando a estratégia de vacinação com base na quantidade de doses disponíveis.

Médio Vale do Itajaí

Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Blumenau: A partir desta segunda-feira (10), a vacinação está disponível para adolescentes de 10 a 16 anos. O município recebeu 1,5 mil novas doses do imunizante.

Grande Florianópolis

Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

Florianópolis: A Secretaria Municipal de Saúde começa a imunizar adolescentes de 10 a 16 anos a partir desta segunda-feira.

Oeste

Águas de Chapecó, Águas Frias, Arvoredo, Caibi, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Cunha Porã, Cunhataí, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Paial, Palmitos, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Riqueza, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.

Chapecó: A Secretaria Municipal de Saúde está organizando a logística para imunizar o novo público-alvo.

Como funciona a vacinação?

A imunização contra a dengue é feita com duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. Atualmente, os índices de cobertura vacinal estão em 43,95% para a primeira dose e 20,65% para a segunda.

Cada município deverá definir a logística para ampliar a vacinação, levando em consideração o quantitativo de doses disponíveis e a necessidade de garantir a conclusão do esquema vacinal para aqueles que já iniciaram o processo.

Prevenção contra o Aedes aegypti

Além da vacinação, a Dive reforça a importância de medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti:

  • Elimine água parada. Não deixe pratos de vasos de plantas acumularem água ou preencha-os com areia.
  • Garrafas e lixeiras. Armazene garrafas com o gargalo para baixo e mantenha lixeiras sempre tampadas.
  • Depósitos de água: Certifique-se de que caixas d’água estejam vedadas e sem aberturas.
  • Cuidados com plantas. Evite espécies que acumulam água, como bromélias.
  • Manutenção de piscinas. Trate com cloro e limpe semanalmente.
  • Ralos e vasos sanitários. Mantenha ralos fechados e a tampa dos vasos sanitários abaixada.
  • Entulho: Não acumule lixo ou entulho, pois eles podem se tornar criadouros.
  • Higiene de potes de animais. Lave com escova os recipientes de comida e água pelo menos uma vez por semana.

Caso apresente sintomas como febre, dor no corpo ou sinais das arboviroses (zika, dengue ou chikungunya), a orientação é procurar uma unidade de saúde para atendimento imediato.

O post Santa Catarina amplia vacinação contra a dengue para adolescentes de 15 e 16 anos apareceu primeiro em ClicRDC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.