O que é o ‘café fake’, quais os riscos e por que tem sido comercializado?

Nas últimas semanas, um novo tipo de “café” surgiu nas prateleiras dos supermercados com um preço reduzido, até metade do valor dos originais. Conhecido popularmente como “café fake”, ele tem gerado alerta de especialistas por causa dos seus riscos à saúde.

Pó de café pronto para consumo

Especialistas alertam que os ingredientes usados no café adulterado podem representar riscos à saúde – Foto: Freepik/ND

Pavel Cardoso, presidente da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), disse em um vídeo nas redes sociais que o “café fake” é uma fraude e que esse produto está devidamente enquadrado como fora dos preceitos do código do café, que certifica a qualidade do produto no Brasil.


Presidente da Abic faz alerta para os consumidores – Vídeo: Canal Terraviva/@canalterraviva/Instagram

O que é o “café fake”?

Segundo a Abic, as empresas que produzem o “café fake” misturam aos grãos de café outros elementos em sua composição. Alguns produtos incluem partes da planta, como cascas e folhas; outros adicionam açúcar e, em alguns lotes encontrados pela Anvisa, incluem até mesmo terra.

Apesar de algumas pessoas saberem que o produto é de baixa qualidade, muitos consumidores têm optado por consumir o ‘café fake’ por ser muito mais barato, visto que o café é um dos produtos mais impactados pela alta da inflação.

Café fake disponível em um supermercado

Consumidores encontram o “café fake” nas prateleiras dos supermercados – Foto: COMPLETUDE/@completude20/X

A Abic emitiu um alerta para os órgãos públicos, a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e associações estaduais de mercados, sobre os riscos desse tipo de produto, destacando que as empresas não podem alterar as informações nas embalagens.

Cafés desclassificados

Em novembro de 2024, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) divulgou um alerta aos consumidores sobre sete novas marcas e lotes de café torrado que foram considerados impróprios para o consumo. As marcas citadas foram: Conquista, Cooperbac, Fino Sabor Superior, Rio Preto, Pedrosa, Caseiro Mineiro e Café Pioneiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.