“Oscilações na Selic podem custar caro para a economia” diz economista

A economista Zeina Latif avalia que um corte de juros no segundo semestre de 2024 não pode ser descartado, mas destaca que essa não é a perspectiva mais provável no momento. Em sua análise, embora a desaceleração da economia seja um efeito esperado da política monetária, recessões no Brasil costumam ser impulsionadas por fatores mais amplos, como crises políticas ou choques externos.

Latif ressalta que a condução da taxa Selic precisa ser feita com parcimônia e coerência, evitando oscilações bruscas que comprometam a previsibilidade do setor privado. “Eu não acho boa essa estratégia de fazer um choque de juros e depois, se precisar, voltar atrás. Para o setor privado, o custo dessa instabilidade macroeconômica é muito alto”, pontua.

Economia desafiadora no cenário atual

O Banco Central vem sendo pressionado por uma economia com o cenário fiscal mais desafiador, diante de uma postura do governo que favorece gastos elevados. Essa dinâmica pode limitar o espaço para cortes na Selic, mesmo diante de sinais de desaceleração da atividade econômica.

Para Latif, na economia, um ciclo de aperto monetário excessivo seguido de cortes abruptos não fortalece a credibilidade da política monetária. “Conquista de reputação não vem com choques de juros, mas com decisões coerentes e ponderadas”, afirma. Segundo ela, um caminho mais prudente seria evitar aumentos exagerados agora para não precisar reverter depois.

A incerteza fiscal segue como peça-chave no tabuleiro do Banco Central. Quanto mais tranquilidade nesse campo, mais previsível se torna a política monetária. No entanto, com as variáveis atuais, Latif defende que a estratégia mais sábia seria manter os juros elevados por mais tempo, ao invés de ampliar o aperto para depois recorrer a cortes no segundo semestre.

Com a Selic no centro das atenções, a grande questão para os mercados é se o BC será capaz de equilibrar a política monetária sem comprometer o crescimento econômico e a confiança dos investidores.

Assista na íntegra:

O post “Oscilações na Selic podem custar caro para a economia” diz economista apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.