Alertas vermelho e laranja: onda de calor avança pelo país. Veja onde

A onda de calor que semana passada castigou o Rio Grande do Sul (RS) está avançando pelo país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (10/2), alerta laranja de onda de calor no Sul que abrange áreas de Santa Catarina, a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí.

onda de calor. imagem colorida
Onda de calor – Metrópoles

A onda de calor deve persistir até a próxima quarta-feira (12/2). No Rio Grande do Sul, o aviso vermelho de grande perigo foi estendido até a próxima terça-feira (11/2), às 20h. As temperaturas podem ultrapassar os 5°C acima da média.

Chuvas no Norte

Entre esta segunda-feira (10/2) e terça-feira (11/2), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), combinada com os elevados índices de calor e umidade, vai favorecer acumulados expressivos de chuva em áreas do Norte. Os volumes podem chegar a 100 mm por dia, com ventos intensos de até 100 km/h.

As áreas de maior atenção concentram-se em uma faixa que vai do Acre ao Maranhão, passando por Rondônia e Mato Grosso, conforme aviso laranja de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (10/2).

Também foi emitido um aviso amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em diversas áreas do país, do Norte ao Sul, válido até a próxima terça-feira (11/2). As precipitações podem atingir até 50 mm, acompanhadas de ventos de até 60 km/h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.