Brasil tem pior nota e posição em índice de corrupção, diz pesquisa

Em 2024, o Brasil obteve 34 pontos e ficou na 107ª posição entre 180 países no Índice de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional (IPC). Estas são as piores nota e colocação do país desde o início da série histórica do índice, em 2012.

O resultado de 2024 representa quedas de dois pontos e de três posições em relação ao ano anterior. Além disso, o país acumula perda de nove pontos e de 28 posições em comparação com os melhores desempenhos na série histórica, registrados em 2012 e novamente em 2014.

O levantamento reúne percepções de acadêmicos, juristas, empresários e outros especialistas sobre a corrupção no setor público de cada país analisado. Em 2024, a nota do Brasil foi calculada com base em oito fontes de informação.

Segundo Bruno Brandão, diretor-executivo da Transparência Internacional, “em 2024, o Brasil falhou, mais uma vez, em reverter a trajetória dos últimos anos de desmonte da luta contra a corrupção”.

“Ao contrário, o que se viu foi o avanço do processo de captura do Estado pela corrupção. A principal evidência de que estamos entrando no estágio avançado desse processo vai se tornando clara: a presença cada vez maior e explícita do crime organizado nas instituições estatais, que anda de mãos dadas com a corrupção”, explica o profissional.

De acordo com a organização não governamental, há 10 anos, o país estava empatado com Bulgária, Grécia, Itália, Romênia, Senegal e Essuatíni (antiga Suazilândia). Hoje, o Brasil encontra-se empatado com Argélia, Malauí, Nepal, Níger, Tailândia e Turquia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.