Coluna da quarta: redução de danos 

Foto: Hesiodo Góes

Visando uma possível derrota nas três principais comissões da Alepe, após intensas movimentações do União Brasil e do PL, o Palácio do Campo das Princesas agiu para tentar conter o prejuízo pré-anunciado nos últimos dias.

Após deixar o blocão governista na Alepe, o PP entregou um ofício ontem (11) comunicando a volta do partido ao grupo de legendas que conta também com PSDB, PRD e a federação composta por PT, PV e PCdoB. 

Esse bloco ainda conta com o Solidariedade, que se reunirá com a Casa Civil do Estado esta manhã para debater a permanência no blocão, e o União Brasil, que deve anunciar a saída deste espaço hoje (12).

Além de fazer a conta certa para não perder as principais cadeiras nos colegiados, o Governo vai precisar administrar a crise entre dois partidos da base, já que o Solidariedade não pretende ficar de fora das comissões e ceder espaço ao PP.

Triunvirato – Tudo pode mudar. Mas o que se comenta nos corredores da Alepe é que Alberto Feitosa (PL) está trabalhando para presidir Constituição, Legislação e Justiça; enquanto Antonio Coelho (UB) disputaria a presidência de Finanças, Orçamento e Tributação. Já Waldemar Borges (PSB) iria para o bate-chapa em Administração Pública.

Diálogo – O prefeito João Campos que está próximo de assumir o comando nacional do PSB esteve com o presidente do MDB, deputado Baleia Rossi. Algo que precisa ser levado em consideração é que qualquer articulação fora da rota em Pernambuco pode implicar em movimentos nos mais variados estados e capitais importantes para os emedebistas.

Palavra final – Como a liderança do Republicanos “caducou” na Alepe durante a virada do biênio, o partido está sem líder na Casa e a definição sobre qual bloco a legenda vai compor na Casa será da executiva, considerando que os dois deputados vêm defendendo posições distintas na atuação.

Incógnita – Após deixar o bloco governista e anunciar independência na Alepe, existe uma grande dúvida sobre o espaço do MDB em algum dos três principais colegiados. Segundo revelou uma fonte, Jarbas Filho pode ocupar uma cadeira na Comissão de Administração Pública, numa costura que passa pela oposição.

Recepção – Em meio ao clima de disputa sobre lideranças e indicações partidárias para as principais comissões da Alepe, a governadora Raquel Lyra (PSDB) recebeu uma legião de prefeitos no escritório do Governo do Estado em Brasília, aproveitando a ocasião para gravar vídeos com os gestores promovendo anúncios.

O post Coluna da quarta: redução de danos  apareceu primeiro em Blog Cenário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.