Escolas do Litoral Norte enfrentam problemas com ar condicionado em meio ao calor intenso

Fotos: Secom de Itajaí/Navegantes

As altas temperaturas no Litoral Norte de Santa Catarina, que podem chegar a 50°C de sensação térmica, expõem dificuldades na infraestrutura das escolas de Itajaí e Navegantes. Apesar de todas as unidades da rede municipal de Itajaí possuírem aparelhos de ar condicionado, muitos estão antigos, com falhas ou inoperantes. Além disso, a rede elétrica de algumas escolas não suporta a demanda, causando queima de equipamentos novos, conforme informou o secretário de Educação, Silvano Amaro. Uma manutenção emergencial está prevista para durar todo o primeiro semestre de 2025.

Foto: Secom Itajaí

Na rede estadual de Itajaí, o governo de Santa Catarina afirmou que avança na reforma das instalações elétricas. Atualmente, 35 escolas passam por obras, 161 estão em fase de licitação e 165 aguardam aprovação para execução. Até o momento, 342 escolas tiveram o sistema elétrico adequado, e nos próximos 60 dias serão entregues 174 novos aparelhos para 23 unidades. A previsão é que, em 2025, 200 escolas recebam melhorias estruturais.

Foto: Prefeitura de Navegantes

Em Navegantes, a situação também é crítica. Nas Escola Municipal Profª Rosa Maria Xavier de Araújo, CAIC e na creche do Caic, diversas salas estão sem ar condicionado funcionando, incluindo espaços superlotados. Alguns aparelhos novos aguardam instalação desde o ano passado. Na creche, quatro salas estão sem climatização, obrigando professores a improvisarem formas de amenizar o calor. Na Escola Elídia Machado, no bairro Pedreiras, os equipamentos também estão danificados ou sem ventilação adequada. Não foi confirmado a compra de novos aparelhos ou previsão de concerto. O espaço segue em aberto.

Foto: Prefeitura de Camboriú

Outras cidades da região também enfrentam dificuldades. Em Camboriú, uma escola ainda não recebeu os aparelhos, mas a instalação está prevista para a próxima semana. A Secretaria de Educação local também confirmou a compra de 131 novos aparelhos e a ampliação dos serviços de manutenção.

Em Balneário Camboriú e Itapema, todas as escolas municipais possuem ar-condicionado, com manutenção em andamento para garantir o funcionamento. Nenhuma escola na região precisou suspender aulas por falta de climatização.

Foto: PMBC

O post Escolas do Litoral Norte enfrentam problemas com ar condicionado em meio ao calor intenso apareceu primeiro em Abre Olho Noticias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.