Nasa anuncia data de retorno de astronautas “presos” no espaço

A Nasa anunciou que os dois astronautas americanos presos na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) poderão voltar à Terra mais cedo do que o esperado. Butch Wilmore e Suni Williams devem retornar em março.

Os astronautas veteranos foram enviados para a ISS no primeiro voo de teste tripulado da Boeing Starliner, em junho do ano passado. O plano inicial era que a dupla passasse cerca de uma semana no espaço, mas problemas com os sistemas de propulsão e hélio levaram a Nasa a devolver a cápsula vazia à Terra após três meses.

“Exploração espacial é algo cheio de surpresas”, afirmou Steve Stich, responsável pelo programa de tripulação comercial da Nasa, em um comunicado.

Depois de 250 dias consecutivos em órbita, Butch e Suni voltarão para casa em uma cápsula SpaceX Dragon, que deixará a Terra em 12 de março. A nova data pode antecipar em algumas semanas o retorno, que estava programado para o final do mesmo mês.

A Nasa optou por trocar a cápsula SpaceX Crew Dragon que será usada na missão Crew-10, o que possibilitou os ajustes no cronograma.

Estadia quase bate recorde

Apesar de longo, o tempo de duração dos astronautas presos a bordo da ISS não superou o recorde de Frank Rubio. O astronauta norte-americano completou 371 dias no local, em 2023, depois que a espaçonave russa que o levaria de volta à Terra apresentou um vazamento.

Wilmore e Williams disseram em janeiro que, mesmo com a longa estadia, ainda estavam animados, tinham bastante comida e estavam aproveitando o tempo na estação espacial.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.