Efeito Trump: TikTok volta às lojas de apps de Google e Apple nos EUA

O TikTok voltou a ficar disponível nas lojas de aplicativos da Apple e do Google, nessa quinta-feira (13/2), nos Estados Unidos.


O que aconteceu

  • A volta da rede social destinada ao compartilhamento de vídeos curtos acontece após o presidente dos EUA, Donald Trump, que tomou posse há menos de 1 mês, suspender o banimento da plataforma do país.
  • Com cerca de 170 milhões de usuários nos EUA, o TikTok foi retirado do ar no dia 19 de janeiro, pouco antes de entrar em vigor uma lei que exigia que a ByteDance (proprietária chinesa da rede) vendesse o aplicativo por questões de “segurança nacional”.
  • Depois de assumir o mandato como presidente dos EUA, em 20 de janeiro, Trump assinou um decreto que adiou a aplicação da lei em 75 dias.
  • No fim de janeiro, Trump afirmou que vinha dialogando com empresários sobre a possível compra do TikTok.
  • O mandatário norte-americano disse ainda, na ocasião, que uma decisão sobre a plataforma teria de ser tomada em até um mês.

Segundo app mais baixado

De acordo com dados da plataforma Sensor Tower, o TikTok foi o segundo app mais baixado nos EUA no ano passado, com 52 milhões de downloads (52% na App Store e 48% no Google Play).

Na quinta-feira, em entrevista coletiva no Salão Oval da Casa Branca, Trump disse que o adiamento de 75 dias pode ser prorrogado. O presidente dos EUA também afirmou que espera fazer um “acordo” com o TikTok para manter o aplicativo em funcionamento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.