Idosa viva, com certidão de óbito e sem aposentadoria do INSS

A aposentada Dalveniza Rodrigues de Sousa Lima, de 63 anos, deixou de receber a aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após um atestado de óbito dela chegar ao órgão. Ela supostamente foi dada como morta pelo Hospital Regional de Paraíso. O problema começou no dia 12 de dezembro de 2024 quando o dinheiro da aposentadoria, única fonte de renda da idosa, não caiu na conta bancária.

 “O rapaz do banco me falou que me aposentadoria estava suspensa por suspeita de óbito”, contou. Ela procurou a agência do INSS em Paraíso, que confirmou a informação. No sistema do órgão consta até o número da declaração de óbito emitida pelo hospital. “Tenho fatura de cartões, onde tive que pegar dinheiro de outras coisas, além de um consignado na minha aposentadoria e não sei como vai ser quando o dinheiro cair na minha conta. Espero em Deus que eu viva ainda por muitos anos, com vida e saúde”, relatou a Dalveniza.

Ela procurou o hospital, mas a unidade hospitalar disse que não constava o registro de morte no sistema. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) nega que a certidão de óbito tenha sido emitida (veja nota abaixo). “Fui ao setor jurídico do hospital e eles disseram que no sistema não constava nada no meu nome e CPF, e também foram nos óbitos e me falaram que não tinha nada lá [sistema do hospital]”, afirmou a idosa.

A reportagem da TV Anhanguera apurou que o hospital regional ajudou a aposentada a conseguir uma declaração do Ministério da Saúde para comprovar que está viva. Mas, o INSS ainda não ativou o benefício. O órgão também afirmou que no dia 4 de janeiro houve o pedido de reativação da aposentadoria e ainda está em processo de

Íntegra da nota da Secretaria de Estado da Saúde A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que no dia 12 de dezembro de 2024 só foi emitida uma certidão de óbito pelo Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT) e não se refere à Dalvenisa Rodrigues de Souza Lima. Diante da denúncia apontada por este veículo, foi consultado o Cadastro do Sistema Único de Saúde (CADSUSweb) e não consta registro de óbito com o referido nome. A Pasta orienta a mesma a buscar o extrato no sistema do Ministério da Saúde, para regularizar a situação. Íntegra da nota INSS O benefício em questão foi cessado por suspeita de óbito. Em 24/01/2025, houve pedido de reativação do benefício, que será analisado respeitando-se a fila de requerimentos junto ao INSS.

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