Morte de ciclista: polícia analisa conexão com assalto a motociclista

São Paulo — A Polícia Civil investiga se há relação entre o assalto dessa quinta-feira (13/2) que levou à morte do ciclista Vitor Felisberto Medrado, de 46 anos, ao lado do Parque do Povo, no Itaim Bibi, bairro nobre da zona oeste de São Paulo, e o de um motociclista de 27 anos que também foi baleado durante uma tentativa de assalto nessa quinta, na Rua Ribeiro do Vale, no Brooklin, na zona sul da capital.

A polícia analisa se a moto usada nos crimes é a mesma. Segundo análise de imagens de câmera de segurança (veja abaixo), é possível verificar que as duas tem características similares, como a cor azul.

O crime registrado no Itaim Bibi, está sob apuração do 15º Distrito Policial (Itaim Bibi), com apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope). Já a ocorrência na Rua Ribeiro do Vale, no Brooklin, é investigada pela 2ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco).

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), diligências estão em andamento para identificar e prender os autores. O patrulhamento na região foi intensificado.

Assalto no Brooklin

No mesmo dia em que Vitor foi morto, um motociclista de 27 anos foi baleado durante um assalto na Rua Ribeiro do Vale, no Brooklin, na zona sul.

Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento. É possível ver que os criminosos abordam o motociclista e anunciam o assalto. A vítima então acelera para fugir, mas depois de andar alguns metros, é baleada pelo homem sentado na garupa. Os criminosos fogem, e o motociclista cai do veículo na via. Um carro branco quase o atropela. Veja:

Segundo a SSP, policiais militares foram acionados e encontraram o homem consciente, caído sob a moto. Equipes de resgate realizaram os primeiros socorros e o helicóptero Águia a transportou para o Hospital das Clínicas.

Com base na análise das imagens, a polícia afirma que os criminosos realizaram dois disparos antes da fuga. O local foi preservado para perícia.

O caso foi registrado como tentativa de roubo no 96º Distrito Policial (Monções). As investigações seguem na 2ª Cerco para identificação e prisão dos autores.

Assalto perto do Parque do Povo

Por volta das 6h12, Vitor Medrado estava parado em uma bicicleta na Rua Brigadeiro Haroldo Veloso quando foi abordado por dois homens em uma moto. Imagens de câmera de segurança registraram o momento em que ele foi baleado. Veja:

Um dos criminosos, que estava na garupa da moto, desce e ainda revista a vítima caída no chão antes de fugir.

O ciclista foi atingido no pescoço e encaminhado ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos.

Nesta sexta-feira (14/2), amigos, parentes e cicloativistas fizeram uma manifestação e homenagem à Vitor, no mesmo local onde ele foi baleado.

Ele era proprietário de uma empresa focada em assessoria esportiva com foco justamente no ciclismo. Vários alunos dele se exercitavam no Parque do Povo. Vitor foi atleta da equipe de Ribeirão Preto e chegou a ganhar a medalha de ouro no Jogos Regionais de São Paulo em 2013 na prova de velocidade por equipes.

7 imagens

Vitor Medrado

Vitor Medrado
Vitor Medrado
Vitor Medrado
Vitor Medrado
1 de 7

Vitor Medrado

Reprodução/Redes sociais

2 de 7

Vitor Medrado

Reprodução/Redes sociais

3 de 7

Vitor Medrado

Reprodução/Redes sociais

4 de 7

Vitor Medrado

Reprodução/Redes sociais

5 de 7

Vitor Medrado

Reprodução/Redes sociais

6 de 7

Vitor Medrado

Reprodução/Redes sociais

7 de 7

Vitor Medrado

Reprodução/Redes sociais

A companheira de Vitor publicou nas redes sociais uma nota de falecimento do ciclista. “Ele foi uma pessoa amada e deixa lembranças que permanecerão para sempre em nossos corações. Que Deus dê força e consolo aos familiares e amigos neste momento difícil.”

Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte de Vitor: “Você foi um excelente profissional e pelo pouco que conheci, um excelente ser humano também”, escreveu um. Outro comentário relata como era o comportamento do treinador: “Sem acreditar Vitão, seu jeito único marrento-amoroso jamais será esquecido, gente boa pacas”.

Em um post recente, o próprio Vitor falou sobre como a vida pode ser frágil. “Me falaram uma vez, que “o que a vida quer da gente é coragem”. Talvez porque ela seja realmente um sopro, frágil. Sem previsão de fim. Então, viva agora. Use essa coragem para amar, abraçar, pedir perdão, ser gentil, desabafar e não deixar nada pra depois. Anda! Não perca tempo. Se permita ser feliz!”.

Vitor Medrado será velado nesta sexta na Funerária Cerimonial Pacaembu, na zona oeste de São Paulo, e enterrado em Santa Luzia, em Minas Gerais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.