Trump anuncia aumento de tarifas sobre carros a partir de 2 de abril

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou seu novo alvo para o aumento das tarifas americanas de produtos importados – os automóveis. “Talvez por volta de 2 de abril”, disse Trump, em entrevista no Salão Oval, ao ser questionado quando as novas taxas serão implementadas. “Eu as teria feito em 1º de abril, mas faremos isso em 2 de abril.”

De acordo com a empresa de coleta de dados do setor automotivo Ward’s Intelligence, citada pela Reuters, quase um quarto dos veículos novos vendidos nos EUA no ano passado foram classificados como importados.

Essa foi a mais nova ameaça do republicano em relação a sobretaxas, desde que tomou posse, em 20 de janeiro. A partir daí, Trump já impôs uma série de medidas nesse campo, sendo a primeira delas uma tarifa de 10% sobre produtos da China.

Depois disso, anunciou – e adiou por um mês – tarifas de 25% sobre produtos do México e importações não energéticas do Canadá. Fixou ainda o dia 12 de março para o início da cobrança de 25% sobre o aço e o alumínio. Na quinta-feira (13/12), orientou sua equipe econômica a preparar um plano para a adoção de tarifas recíprocas sobre todos os países que tributam as importações dos EUA.

Solavancos nos mercados

Com as medidas, o presidente americano quer reformular as relações comerciais globais e pressionar empresas a transferir sua produção para os Estados Unidos. Tem provocado, contudo, grande confusão nos mercados (na cotação do dólar e nos papéis negociados nas Bolsas, por exemplo), que na última semana se acomodaram com os solavancos provocados pelo republicano nesse campo.

Além disso, o tarifaço de Trump desperta temores entre economistas sobre uma nova alta da inflação. Mesmo porque, ao menos num primeiro momento, é certo que as sobretaxas elevarão o custo dos produtos vendidos aos americanos, além de insumos utilizados pelas fábricas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.