Jabuti é encontrado vivo após 10 anos soterrado sob casa – Vídeo

Um impressionante caso de resistência animal foi descoberto em Itacajá, no Tocantins. Um jabuti, que se acredita ter passado quase 10 anos soterrado, foi encontrado vivo dentro da casa de Luiza Coelha da Cruz Aguiar, de 60 anos. O que começou como uma suspeita de infiltração revelou-se um evento extraordinário.

A descoberta ocorreu no dia 7 de fevereiro, quando Luiza e seu marido chamaram um pedreiro para investigar um possível vazamento de água nos fundos da casa, em um barraco próximo à área da piscina. Durante o trabalho, ele percebeu que uma das cerâmicas estava ‘oca’.

“O pedreiro viu que estava fofa a cerâmica e começou a quebrar achando que iria encontrar o vazamento de água. Foi quando ele se deparou com esse jabuti e chamou a gente para ver, ficamos muito surpresos na hora”, relatou Luiza.

Jabuti sobrevive 10 anos soterrado em condições extremas

O jabuti foi encontrado com deformações no casco, possivelmente causadas pelo longo tempo em um espaço reduzido. A moradora acredita que o animal foi soterrado na época de uma reforma, há quase uma década, e nunca imaginou que ele pudesse estar vivo debaixo de sua casa.

“Fiquei arrepiada, não tem como o jabuti ter entrado de outra forma, o baldrame (estrutura de concreto) aqui tem cerca de 1 metro do chão até a parte da cerâmica e é todo fechado, sem brecha. Por isso imaginamos que ele veio nesse aterro e ninguém percebeu, até porque foi a última vez em que mexemos nessa parte da casa”, afirmou.

O biólogo Aluísio Vasconcelos de Carvalho confirmou a possibilidade do animal ter sobrevivido nesse ambiente adverso. “Acredito que esse jabuti pode ter entrado ainda filhote e à medida que foi crescendo se adaptou. Mas tinha lugar em que havia entrada de oxigênio e principalmente água e umidade, que o ajudou a sobreviver por tanto tempo”, afirmou.

Jabutis são conhecidos por sua longevidade e resistência. Em média, essa espécie pode viver de 50 a 80 anos, e há registros de exemplares que ultrapassaram um século de vida. Contudo, passar quase uma década soterrado é um feito que desafia o conhecimento biológico.

Sensibilidade à luz e alimentação do jabuti soterrado

Depois de resgatado, o jabuti apresentou extrema sensibilidade à luz. “Tivemos que colocar ele em um banheiro que temos reservado, porque quando ele não consegue ficar onde tem claridade, ele quer se esconder embaixo de qualquer coisa. Ele não aguenta a luz”, contou Luiza.

Outro detalhe curioso chamou a atenção da família: as fezes do jabuti tinham aspecto barroso, um indício de que ele se alimentava exclusivamente de terra. “Quando colocamos ele no banheiro, vimos que as fezes do jabuti eram terra mesmo, as fezes são terra. Então o estamos alimentando com frutas e verduras, como banana, folha de alface. Ele está comendo um pouco do que oferecemos”, disse a moradora.

A descoberta das fezes reforça a hipótese de que o animal sobreviveu ingerindo terra com pequenos insetos e obtendo umidade do solo, o que pode ter sido essencial para sua sobrevivência por tanto tempo.

Destino do jabuti resgatado

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) orientou que o jabuti seja mantido sob temperatura controlada e com acesso à luz solar indireta até ser encaminhado ao Centro de Fauna (CEFAU), onde receberá tratamento especializado.

O caso inusitado continua impressionando a comunidade local e especialistas, reforçando a incrível capacidade de adaptação da vida selvagem. Como um animal conseguiu resistir por quase uma década sob a casa de uma família sem ser notado? Essa pergunta ainda intriga, mas uma coisa é certa: esse jabuti é um verdadeiro sobrevivente.

The post Jabuti é encontrado vivo após 10 anos soterrado sob casa – Vídeo appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.