Futebol: Ex-Juventus, Robozão fica famoso por drible em David Luiz

Futebol: Ex-Juventus, Robozão fica famoso por drible em David Luiz

Futebol: Ex-Juventus, Robozão fica famoso por drible em David Luiz

Foto: Rede Clube e Premiere

 

Fonte: GE

“Para um rapaz que saiu do interior, de um lugar que não tinha possibilidade nenhuma no futebol, eu só queria viver esse momento, não importando se vou fazer gol ou não. Você poder jogar contra a David Luiz, que eu assistia e ainda assisto na TV”.

 

As palavras de Cleiton Robozão, atacante de 29 anos do Altos, do Piauí, que deu o famoso drible no David Luiz e assistência para o gol que sacramentou a surpreendente vitória do Jacaré sobre o Fortaleza por 2 a 1 na Copa do Nordeste em 2025.

 

O zagueiro, que fazia sua estreia no Tricolor de Aço, participou de um momento importante na carreira do atleta maranhense, que é marcada por desafios, frustrações e muita resiliência, de quem batalha por um espaço no esporte profissional pelo Brasil.

 

Surgimento do apelido

O apelido Robozão nasceu da admiração de Cleiton de Jesus pelo craque Cristiano Ronaldo, de Portugal. Nascido em 1996, em Cajari, cidade do interior maranhense, ele sempre comemorava seus gols imitando o ídolo português e o gesto virou uma marca registrada entre os amigos. “O apelido surgiu porque que eu sou muito fã do Cristiano Ronaldo, quando eu jogava pelada no interior com meus amigos, todos os gols que eu fazia, eu costumava fazer a comemoração dele. Então, a rapaziada começou a me chamar de Robozão e até hoje está aí”, explicou o atleta.

 

Seus primeiros passos no futebol começaram em uma escolinha em Penalva, cidade vizinha de Cajari, ambas no Maranhão, onde recebeu o convite para ingressá-la e agradeceu pela oportunidade de iniciar sua jornada como jogador, seus primeiros passos para virar profissional. “Eu me lembro, quando eu recebi o convite do professor Alcemir, que montou essa escolinha, a primeira coisa que eu fiz foi me ajoelhar e agradecer a Deus”, comentou o atleta. “Chorei muito, porque eu sabia que ali poderia começar uma trajetória na minha vida e realizar o meu sonho”, contou.

 

Início profissional

O passo seguinte de Cleiton Robozão foi a sua profissionalização em 2016, atuando pelo Americano-MA pela Série B do Campeonato Maranhense, onde fez parte da campanha do acesso a elite estadual. Porém, dois anos antes, o atleta mudou-se para a capital São Luís, para terminar seus estudos e realizar um teste nas categorias de base do Sampaio Corrêa, mas nem tudo saiu como esperado antes de ir para o Tubarão do Mearim.

 

“Em 2014, vou pra capital São Luís para estudar e não apenas com o objetivo de jogar futebol. Terminou meu ensino médio, em 2015, eu recebi o convite pra participar da base do Sampaio Corrêa. Na minha primeira oportunidade, eu passei no teste. Ali eu consegui jogar duas competições pela base, mas em 2016 não tive muita oportunidade e treinei apenas uma vez no profissional do Sampaio Corrêa”, contou o atleta.

 

“O treinador Hilton Soares me ligou para me perguntar se eu não queria me profissionalizar como jogador e atuar na Segunda Divisão Maranhense pelo Americano-MA. Eu comecei o meu sonho, me profissionalizei e a gente conseguiu o acesso”, comentou Cleiton Robozão. O início parecia promissor, pois no ano seguinte, ele disputou a Série A do Campeonato Maranhense. Contudo, pelas promessas e expectativas não cumpridas pelos dirigentes do Americano-MA, fizeram o atacante parar de atuar no futebol e repensar suas decisões.

 

Pausa difícil e luta para voltar

Cleiton ficou cinco anos sem atuar profissionalmente no futebol, entre 2017 a 2022. Ele relata que foi um momento bastante difícil, principalmente quando sentia o peso da frustração ao ver outros jogadores realizando o que sabia que também poderia alcançar. Conversas com a esposa eram frequentes sobre o seu retorno, mas o medo de tentar novamente e se decepcionar ainda o assombrava. Em 2022, o atacante decidiu voltar e teve uma boa participação na pré-Série B do Maranhense pelo Santa Quitéria, mas foi eliminado na fase preliminar da competição para o ITZ Sport. Parecia o início de um recomeço, mas um novo golpe veio logo depois.

 

“Quando eu voltei em 2022, fiz uma excelente pré-Série B, pelo Santa Quitéria. Porém, o que me frustrou muito nessa volta, foi quando eu recebi a oportunidade de jogar a Série A do Maranhense em 2024 pelo Pinheiros. Foi o ponto que eu, de fato, comecei a amadurecer. Não conhecia o trabalho do treinador, mas na primeira semana de trabalho ele me dispensou”, declarou. “Para mim foi a pior coisa que aconteceu, eu estava voltando para passar o Natal e ano novo em casa e o supervisor do clube me mandou a mensagem: “a gente não vai mais poder contar com você””, contou.

 

Futebol: Ex-Juventus, Robozão fica famoso por drible em David Luiz

Foto: Divulgação

 

“Eu não sei nem como eu queria chegar em casa, nunca falei isso para a minha esposa e é a primeira vez que estou falando disso. Eu tentei esconder isso das pessoas, porque eu jogava no 0800. Não ganhava um centavo, tirava dinheiro do meu bolso para botar gasolina no meu carro, dava carona para os meus colegas para ir pros treinos”, comentou emocionado, Cleiton Robozão. “Quando você tem a primeira oportunidade de começar a ganhar dinheiro, aí você vai e recebe uma notícia dessa na primeira semana de trabalho”, relatou o atleta.

 

“Meu filho estava com um ano e foi muito dolorido pra mim, comecei a dar desculpas em casa, que eu não queria mais voltar e eu ia cuidar do meu filho, que eu precisava fazer uma cirurgia e aquilo foi o motivo para eu colocar na cabeça da minha esposa que eu não queria mais voltar para lá. Sem ela saber que eu tinha sido dispensado”, afirmou. “A partir dali eu me apeguei muito a Deus, depois de tudo aquilo, eu parei de mentir e eu comecei a me apegar a fé, comecei a buscar Deus de manhã, meio-dia, à noite e blindei a minha mente”, abordou.

 

Recomeço e chegada ao Altos

A sua volta definitiva ao futebol foi em 2024, quando Cleiton teve a oportunidade de jogar a Série A do Campeonato Maranhense pelo Chapadinha. A partir dali, mudou totalmente a sua mentalidade, querendo enfrentar seus desafios em mais diferentes níveis. Com uma grande performance pelo Galo da Chapada, chamou a atenção do Moto Club, que o contratou para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, que foi uma virada de chave na sua carreira. Após uma curta passagem pelo Juventus, de Jaraguá do Sul, de Santa Catarina, e pelo Força e Luz, do Rio Grande do Norte, no Campeonato Potiguar, o atleta foi contratado pelo Altos com a temporada de 2025 em andamento.

 

Drible no David Luiz

Após entrar em campo em seis jogos e ter marcado um gol em sua partida de estreia, contra o Atlético-PI no empate em 1 a 1, Cleiton Robozão entrou em campo pela sétima vez com a camisa do Altos aos 21 minutos do segundo tempo, no confronto contra o Fortaleza-CE pela Copa do Nordeste de 2025. Aos 32 da etapa final, o atacante arranca do campo de defesa, driblou o zagueiro David Luiz, que fazia sua estreia com a camisa do Tricolor de Aço, invadiu a área e deu assistência para Rodrigão sacramentar a vitória da equipe piauiense.

 

Para Cleiton, essa partida representava a realização de um sonho improvável para um garoto que começou jogando peladas no interior do Maranhão, ainda mais enfrentando um zagueiro de renome no futebol como David Luiz, que fez história na Seleção Brasileira e atuou por diversos clubes da Europa, como Chelsea-ING e Paris Saint-Germain-FRA. Contudo, quando entrou em campo, junto com esforço e união de sua equipe, não deixou de se intimidar pelo currículo do adversário, pois o Jacaré era visto como um completo azarão, mas conseguiu uma vitória em cima de uma equipe da Série A do Brasileirão que quase ninguém acreditava.

 

“Naquele momento, eu percebi que tinha espaço para correr e que o David Luiz estava ali, mas o currículo dele ficou de lado, eu tinha uma equipe unida, então eu falei: “É agora!” E aí, graças a Deus, deu tudo certo”, comentou Cleiton Robozão. “Eu até brinquei com o Rodrigão depois, no jogo contra o River-PI, ele falou que deveria me dar a assistência, dizendo: “Não, eu estou devendo um passe para você e eu vou retribuir”. Graças a Deus deu certo, num jogo que eu tenho certeza que 99% do torcedor e do Brasil, jamais esperaria uma vitória surpreendente do Altos em cima do Fortaleza”, finalizou.

 

Como foi o jogo?

O Altos derrotou o Fortaleza, por 2 a 1, de virada, durante a semana, no Estádio Albertão, em Teresina, pela terceira rodada do Grupo A da Copa do Nordeste. Zé Welison abriu o placar para o Leão do Pici, mas Lucas Reis e Rodrigão sacramentaram a primeira vitória do Jacaré nesta edição do torneio. Com o resultado, o Alviverde subiu para a quarta posição e o Tricolor caiu para a vice-liderança da chave. Na próxima rodada da competição, o Jacaré vai encarar o Ferroviário-CE no dia 18 de fevereiro, às 21h30, no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense.

 

Saiba mais além do futebol: Futebol: Brasil sub-20 disputa rodada final do Sul-Americano

Futebol: Brasil sub-20 disputa rodada final do Sul-Americano neste domingo (16)

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

O post Futebol: Ex-Juventus, Robozão fica famoso por drible em David Luiz apareceu primeiro em JDV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.