Linha 1-Azul do Metrô volta a operar normalmente após interdição

São Paulo A Linha 1-Azul do Metrô voltou a operar normalmente neste domingo (16/2), depois de passar o sábado com operação parcial por causa da passagem do tatuzão na estação São Joaquim para a construção da futura Linha 6-Laranja.

A previsão inicial era de que a operação ficasse interrompida no trecho entre as estações Vergueiro e Japão-Liberdade durante todo o fim de semana. Na manhã deste domingo, no entanto, o Metrô informou que a estação São Joaquim foi liberada durante a madrugada após inspeção dos técnicos da companhia.

Neste sábado (15/2), a operação interrompida provocou filas entre usuários para pegar os ônibus gratuitos do sistema Paese, que foram disponibilizados para auxiliar no transporte dos passageiros no trecho interditado da linha.

Nas redes sociais, pessoas que precisaram utilizar o sistema reclamaram da demora para a passagem dos ônibus, o que dificultou o acesso à Liberdade, bairro turístico com grande movimentação aos finais de semana.

“As filas para usar o ônibus da Paese são enormes, as pessoas estão se atrasando muito para os seus compromissos”, afirmou um passageiro.

Houve também quem reclamasse da falta de informações sobre a interdição, apesar dos avisos do Metrô sobre a operação especial durante a semana.

Linha 6-Laranja

A Linha 6-Laranja tem orçamento estimado em R$ 19 bilhões, e vai ligar a região da Brasilândia, na zona norte da capital, até a estação São Joaquim, no centro. A projeção é que o tempo de viagem entre os dois pontos caia de 1h30 para 30 minutos.

As obras já alcançaram 60% de conclusão. No final do segundo semestre de 2026 será entregue o primeiro trecho do ramal, entre as estações Brasilândia e Perdizes. O restante da linha, entre as estações Perdizes e São Joaquim, deve ser entregue no final do segundo semestre de 2027.

A Linha 6-Laranja também terá conexões com as linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.