Quem foi a atriz Ruth de Souza, homenageada em Garota do Momento

Uma das grandes atrizes negras da história do Brasil, Ruth de Souza recebeu uma homenagem ao se tornar personagem da novela Garota do Momento. Interpretada por Eli Ferreira, Ruth entra na trama ainda como uma atriz em ascensão e que está transformando a cena da dramaturgia com o Teatro Negro Experimental (TNE).

Mas, afinal, quem foi Ruth de Souza?

Ruth é considerada uma das primeiras atrizes de teatro negro da história do Brasil. Com vários papeis no teatro, na televisão e no cinema, ela abriu caminho para os futuros artistas afrobrasileiros. Além de se tornar a primeira atriz negra a subir no palco do Theatro Municipal do Rio, Ruth foi a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema e a primeira protagonista negra da TV.

5 imagens

Ela faleceu em julho de 2019, no Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro

Filme Diálogos com Ruth Souza
Ruth de Souza é considerada a primeira dama negra do teatro, do cinema e da televisão do Brasil
Ruth de Souza
1 de 5

A atriz Ruth de Souza foi a primeira artista nascida no país a ser indicada ao prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema, por seu trabalho em Sinhá Moça

Reprodução/Wikipedia

2 de 5

Ela faleceu em julho de 2019, no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro

Reprodução/Wikipedia

3 de 5

Filme Diálogos com Ruth Souza

Divulgação

4 de 5

Ruth de Souza é considerada a primeira dama negra do teatro, do cinema e da televisão do Brasil

Reprodução/Wikipedia

5 de 5

Ruth de Souza

Acervo Pessoal

Carreira marcante

Ainda adolescente, Ruth de Souza ingressou no Teatro Experimental Negro do Rio, projeto fundado em 1944 para lutar contra a discriminação racial e abrir portas para profissionais negros nas artes cênicas.

Escalada em 1945 para viver uma indígena em O Imperador Jones, ela se tornou a primeira atriz negra a se apresentar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além dos mais de 30 filmes que atuou no país e no exterior, Souza teve uma prolífica carreira na televisão, atuando em mais de 20 novelas.

Em 2004, o Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores festivais de cinema do Brasil, premiou Souza como Melhor Atriz por seu papel no filme do mesmo ano: Filhas Do Vento. Ela também foi a primeira atriz brasileira a ser indicada a um prêmio internacional, o Festival de Veneza, pela atuação em Sinhá Moça.

O último papel da atriz na TV foi na minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora, exibida no começo de 2019, poucos meses antes da morte dela.

A atriz Ruth de Souza morreu no dia 28 de julho de 2019 aos 98 anos. Na época, ela estava internada no Rio de Janeiro tratando de uma pneumonia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.