Coluna da quarta: representante governista

Foto: Roberta Guimarães

Das 18 comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Pernambuco, 13 já possuem seus respectivos presidentes. O que chama atenção é a baixa representação do bloco governista da Casa no comando desses colegiados. 

Por ironia do destino, o único nome é o da deputada Rosa Amorim (PT), na Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal. A parlamentar ganhou evidência no tema, após a luta pela demolição do muro no Pontal de Maracaípe.

Embora o deputado Gilmar Júnior (PV), que também integra a federação, também tenha sido escolhido para a presidência de uma comissão, o enfermeiro tem uma posição assumida de oposição ao governo estadual, diferente de Rosa.

Ao mesmo tempo que o atual cenário evidencia a frágil articulação política da Casa Civil na Alepe num ano crucial para a governadora Raquel Lyra (PSDB), reforça a aproximação da bancada petista com o Palácio do Campo das Princesas.

Abstenção – Logo após ser eleita presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, a deputado Dani Portela (PSOL) abriu mão de votar no deputado Pastor Júnior Tércio (PP) para a vice presidência do colegiado. A ideologia da parlamentar falou mais alto e ela preferiu se abster.

Sabatina – Titular da CCLJ, a deputada Débora Almeida (PSDB) será relatora da proposta de nomeação do novo administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha. Walber Santana foi indicado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) no fim do mês passado. A sabatina ficará para depois do Carnaval.

Notificação – A deputada Dani Portela (PSOL) formalizou denúncias ao TCU e ao MPF, em relação à descaracterização dos ônibus escolares adquiridos pelo Governo do Estado, no âmbito do programa federal Caminhos da Escola e precisam seguir um padrão estabelecido pelo FNDE.

Sem titulares – Ontem (18) completou 45 dias que a governadora Raquel Lyra (PSDB) sancionou a lei que cria a Secretaria Executiva de Defesa Animal e a separação da pasta de Educação e Esportes em duas estruturas distintas. Embora sejam para áreas importantes, as secretarias seguem sem titulares.

Cerco fechando – O procurador-Geral da República, Paulo Gonet, apresentou denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi indiciado pela Policia Federal. Agora cabe ao Superior Tribunal Federal analisar se torna o conservador réu.

O post Coluna da quarta: representante governista apareceu primeiro em Blog Cenário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.